terça-feira, 26 de julho de 2011

OS DOIS CAMINHOS (ESTRADAS)

OS DOIS CAMINHOS (ESTRADAS)
TEXTO: (Mateus 7.13-14) - Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; - E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

LOUCOS (as) ou PRUDENTES.

CAMINHAR:
SIGNIFICADO:
Uma direção, Conduta de um individuo quer seja boa ou má, é o fim do caminho que diz o que vamos encontrar se uma coisa boa ou má.

A jornada de um caminho pode ser árdua ou fácil.
Deus sempre deixou a cargo do homem a decisão de escolher o que ele achar melhor para sua vida, respeitando o livre arbítrio,  ao homem ficou sempre a decisão final, a esse respeito.
Deus só interfere na decisão do homem relacionado à sua obra, quanto ao viver Ele em todo tempo respeitou a decisão tomada pelo homem, busque conselho ou não em Deus.
Relacionado a Mt 7.13-14; fala-se sobre salvação ou condenação.
Ninguém pode caminhar com uma carga mais pesada do que se pode levar, todo ser só leva o que pode. O que se colocar acima do peso, é, sobre carga.

Vida Espiritual:
V.13 começa dizendo: entrai pela porta estreita. Por quê?
Vejamos: estreito é algo que só passa o necessário, por este local só dentro do limite pode passar sobrecarga não passa.
Despojai – tire tudo o que é sobre carga de vocês.
Desfazer-se da vaidade, da lascívia, da prostituição, de praticar tudo que é abominável diante de Deus.
A porta estreita impede que alguém entre com muita bagagem.
Mt 13.24 – a ultima parte cita uma exortação poderosa: muitos procurarão entrar e não poderão.
Pessoas que vivem na igreja, estão louvando, pregando, são dedicados, mas na verdade seu coração não está voltado para o Senhor.
Atos 9.2; 19.9,23; 22.4; 24.14,22 vemos que o “CAMINHO ERA A MAIS ANTIGA DESIGNAÇÃO QUE A IGREJA PRIMITIVA DEU A SI MESMA”. Onde o povo de Deus é visto sendo liderado ao longo do caminho de Deus. At 19.9   Mas, como alguns deles se endurecessem e não obedecessem, falando mal do Caminho perante a multidão, retirou-se deles, e separou os discípulos, disputando todos os dias na escola de um certo Tirano. Observe a palavra caminho.

V 14 – que é o alvo de nosso estudo pode ser considerado como caminho da salvação. Pois Cristo Jesus afirma ser o sumario de tudo quanto “O caminho” significa em relação a Deus.
Lc 6.46-49 – fala sobre os dois fundamentos: são alicerces que sustentam construções ou criações. Algo que seja rígido, durável, compacto, potente ou seguro.

Dois tipos de fundamentos:
·         SEGURO E INSEGURO.
Vamos iniciar pelo INSEGURO: as virgens loucas; a construção das casas na areia. (Mt 7.26-27). Joio (Mt 13.36-43) figueira sem fruto (Mt 21.18-22).
1.   Virgens Loucas: Mt 25.1-13 -  nota-se que no inicio da jornada todas estavam atentas, vestidas com o mesmo propósito, e tinham uma missão, esperar o noivo, as lamparinas com a mesma medida de óleo ou azeite, o mesmo entusiasmo, com o mesmo objetivo e o caminho era o mesmo para todas elas e todas eram virgens, isto é não havia diferença entre elas no inicio da jornada de encontrar o noivo. Observe: (Mateus 25:1) - ENTÃO o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, “saíram ao encontro do noivo”. Elas sabiam que ele viria, só não sabiam a hora nem dia, acreditaram na promessa, e saíram ao seu encontro. Até aí tudo normal, cantavam, brincavam, promovia festas e outras atividades, vida normal. Lembram do dilúvio, comiam, bebiam, dava-se em casamento até que veio o dilúvio (Gn 7.1) Só que o noivo demorou com isso as lamparinas foi perdendo o foco por que o azeite foi sendo consumido. E o que isso significa na vida espiritual do crente? Pouca oração, pouca consagração, pouca leitura da palavra, desanimo e perda da “fé”, com isso passamos a ficar despreocupado: perdendo o entusiasmo (alegria) do encontro com o noivo.

Conseqüências: perdemos a direção do alvo:
·         Por caminhos diferentes tal como: injustiça, ICo 6.9.
·         Obras da carne Gl 5.19-21.
·         Linguajar profano.
·         Modo de proceder errado.
·         Desobediência a Deus.

REFLEXÃO:
As loucas estavam despreocupadas com o movimento, não levaram combustível de reserva, estavam como que sem cuidado nenhum, só se preocuparam quando alguém avisou que o noivo estava chegando, as suas lamparinas estavam com a chama bem fraquinha não iluminavam mais.
E você como esta esperando o noivo? E se ele chegasse agora você estaria pronto (a), para entrar para as bodas? Lembrem-se as loucas não tinham azeite de reserva, cuidado verifique se sua lamparina esta com a chama bem acesa e lembre-se de ter sempre azeite de reserva, pois o noivo pode demorar. O noivo chegou à meia noite hora do sono mais profundo, por isso cuidado para não ficar do lado de fora da festa. O noivo vai chegar e a porta vai se fechar.

·         O fundamento seguro: como se sabe segurança: traz firmeza, Confiança, certeza e outros..., assim como se fala da casa construída sobre a areia também se fala da casa construída sobre a rocha (Mt 7.24-25), fala-se muito em prudência mas qual o significado dessa palavra?
Precavido, cauteloso, e cuidadoso. Medite em Gn 4 (Abel).
Mateus 24.45 – quem é, pois o servo fiel e prudente.
        As virgens prudentes elas levaram azeite de reserva, isto significa que todo crente deve estar preparado para o arrebatamento da Igreja que em breve vai acontecer. “bem aventurado aquele servo que quando o Senhor voltar encontrará fazendo assim...”(Lc 12.37).
        Que quer dizer isto?
·         Que devemos estar atento as instruções de Jesus e aos acontecimentos no planeta.
·         Sendo constantes nas orações.
·         Obedecendo aos mandamentos do Senhor.
·         Sempre constante na fé, vencendo o mundo com fidelidade a Deus.


Medite na parábola do filho prodigo, e o que dizer das virtudes do irmão Jó.
        As virgens prudentes embora tosquenejando, aguardavam com ansiedade a chegada do noivo “VIGIAI, POIS NÃO SABEIS À HORA NEM O DIA QUE ELE VIRÁ” “OLHAI PRA FIGUEIRA ...” (Mc 13.35-37); (Mt 24.42); (Its 5.6,10); (Cl 4.2); (Mc 13.33); (Ap 16.15); (Lc 12.37-38).

Conclusão,

É hora de parar de brincar de ser crente, cuidado aquele que diz que é e não é, mente, e esses não têm parte na vida eterna.
As prudentes entraram para as bodas com o noivo as loucas ficaram do lado de fora.
E você de que lado estará quando o noivo voltar?
Lembre-se, no céu não entra pecado.


Permanecei firme e sempre constante, no fundamento eterno, Jesus Cristo, nosso salvador, eternamente. Amem.
Desejo que este estudo traga informações importantes para sua vida.
Que Deus em Cristo, continue te abençoando.

Diácono: Luis Nascimento.

terça-feira, 12 de julho de 2011

A Importância das Portas de Jerusalém e o Seu Simbolismo Espiritual.

A IMPORTÂNCIA DAS PORTAS DE JERUSALÉM e o SEU SIMBOLISMO ESPIRITUAL.




NA CIDADE DE JERUSALÉM, EXISTIAM 9 PORTAS E CADA UMA TINHA UM SIGNIFICADO. falaremos apenas de 8 delas.

NOS DIAS DE NEEMIAS, ESSAS PORTAS ERAM FECHADAS E NINGUEM PODERIA ULTRAPASSA-LAS PRINCIPALMENTE OS INIMIGOS DE JERUSALÉM, POIS AS MESMAS OFERECIAM SEGURANÇA AO POVO.

AO ADENTRAR EM SUA CASA, O IRMÃO TEM TODO O CUIDADO DE VERIFICAR SE AS PORTAS ESTÃO TRANCADAS PARA QUE VOCE TENHA UMA SEGURANÇA.

(Josué 6.1) - Ora Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava.

Neemias teve todo cuidado de observar que as portas estavam queimadas e conseqüentemente desprotegidas, ficando a mercê dos inimigos.

o crente que deixa a porta aberta está sujeito a se deparar com o inimigo dentro de sua casa. o inimigo é pra ficar do lado de fora, e não dentro habitando com você.



AS PORTAS:

1. PORTA DAS OVELHAS (Ne 3.1) – esta porta, tem um significado muito importante para nós pois ela foi edificada pelos sacerdotes e quer dizer: santificação, consagração, lugar de sacrifício. Como está escrito: (Romanos 12:1) - ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

2. PORTA DO PEIXE (Ne 3.3) – esta porta, simboliza o trabalho que o crente desenvolve para o senhor ganhando almas para Jesus engrandecendo seu reino. (Mateus 4.19-20) - E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no.

3. PORTA VELHA (Ne 3.6) – esta porta, simboliza as tradições, os marcos antigos, aqueles ao qual o senhor concretizou afirmando aos nossos pais: Abraão, Isaque e Jacó, Moisés e os profetas, renovando as promessas a cada dia nos dando a certeza que a nossa redenção esta próxima. (Provérbios 22.28) - Não removas os antigos limites que teus pais fizeram. Isto quer dizer: não permita que o mundanismo entre em seu ser: permaneça com esta porta fechada a ferrolhos bem fortes para que o inimigo saiba que sua vida tem um dono: Jesus cristo o salvador.

4. PORTA DO VALE (Ne 3.13) – era por esta porta, quer saia toda impureza da cidade. Isto significa que o crente, deve estar sempre com esta porta aberta para que toda incredulidade, falatórios, comentários sem valor nenhum, blasfêmias, injustiças, maldiçoes, incertezas, desunião, idolatrias, etc..., possam sair e serem jogadas nos monturos, isto é: nos lixeiros para que a casa do espírito santo esteja sempre limpa para que as bênçãos do Senhor venham sobre nossa vida, e sejamos testemunhas vivas e fieis. (Salmos 93.5) - Mui fiéis são os teus testemunhos; a santidade convém à tua casa, SENHOR, para sempre.

5. PORTA DO MONTURO (Ne 3.14) – Era por esta porta que saia todo o lixo de Jerusalém. Para ser jogado no vale de HINON, no crente esta porta deve sempre permanecer aberta para que todo o lixo que porventura chegue a entrar em nossa vida não encontre guarida, mas seja tirado e jogado fora como: prostituição, pecado oculto, idolatria e o culto aos demônios, desinteresse pela obra de Deus. (Cl 3.8,9).

6. PORTA DA FONTE (Ne 3.15) – esta porta simboliza as bênçãos divinas em nossa vida veja: depois que, todas as portas foram restauradas o inimigo agora esta do lado de fora, nossas vidas em santificação, o nosso ser alegre com o Senhor, o templo do Espírito Santo limpo, a casa de Deus ornamentada a porta da fonte aberta, o Senhor dos exércitos o Deus de nossos pais agora começa a derramar as bênçãos sobre nós. (Josué 15.19) - E ela disse: Dá-me uma bênção; pois me deste, terra seca, dá-me também fontes de águas. Então lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores. (Is 12.1-6; Ap 21.6; Jl 3.18).

7. PORTA DOS CAVALOS (Ne 3.28) – nesta porta está simbolizadas as lutas as guerras, sabendo que a nossa luta não é contra carne e sangue e sim contra os principados e potestades, contra o dominador deste mundo (Efésios 6.12) - Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Ler Ef 6.13-18.

8. PORTA ORIENTAL (Ne 3.29) – esta porta era a mais importante de todas. Através desta porta todos tinham acesso a cidade de Jerusalém, e hoje esta porta esta sendo simbolizada por Jesus Cristo através da graça, por que as escrituras dizem: (João 10.7) - Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. (João 10.9) - Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. (Apocalipse 3:8) - Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.



Conclusão:



Sabemos que nossa vida está nas mãos do Senhor, que devemos sempre fazer o que é certo aqui para que possa refletir nas pessoas ao nosso redor, vida de crente é boa desde que se faça com bastante reverencia e dedicação ao Senhor, retiremos, pois tudo que não agrada ao Senhor de nossas vidas joguemos para fora tudo que nos produz pecado sejamos limpos e santificados na presença do Senhor.







QUERIDO E AMADO LEITOR



QUE DEUS EM SUA INFINITA MISERICORDIA CONCEDA-NOS SUAS GRANDIOSAS BENÇÃOS E QUE POSSAMOS MERGULHAR NOS MANANCIAIS DE SUA GRAÇA ATÉ QUE ELE VOLTE.



DIACONO: LUIS NASCIMENTO.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

MINHA ALMA TEM SEDE DE TI O DEUS.


TEMA
MINHA ALMA TEM SEDE DE TI O DEUS.

TEXTO: COMO O CERVO BRAMA PELAS CORRENTES DAS AGUAS, ASSIM, SUSPIRA A MINHA ALMA POR TI, Ó DEUS. (Sl 42.1).

v  Água: liquido precioso que traz vida a:
1.   ANIMAIS
2.   PLANTAS
3.   FLORESTAS
4.   RIOS
5.   DESERTOS, e a todos os seres que vivem na terra.

O que acontece onde não tem água?
1     NO LUGAR DE FERTILIDADE: SECA.
2     NO LUGAR DE FLORESTAS: DESERTOS
3     NO LUGAR DE ALEGRIA: TRISTEZA.
4     NO LUGAR DE VIDA: MORTE.
MAS PORQUE A ÀGUA PROMOVE TODAS ESTAS BENÇAOS.
a)   POR QUE É RICA EM NUTRIENTES QUE SÃO ESSENCIAIS P/ VIDA.
O SALMISTA COMPAROU O CRENTE FIEL, HONESTO, VALOROSO COMO UMA ÁRVORE PLANTADA JUNTO AOS RIBEIROS DE ÁGUA. (Sl 1.3).

ILUSTRAÇÃO:
UMA PLANTA COM SEDE: MURCHAM AS FOLHAS, SEU CAULE FICA FRACO, NÃO HÁ VIDA, SÓ TRISTEZA. ELA SENTE QUE PRECISA DE ÁGUA, ENTÃO SUAS RAIZES SE APROFUNDAM EM BUSCA DE SOBREVIVENCIA, ISTO É, DE ÁGUA, QUE É FONTE DE VIDA PARA ELA. NÃO ENCONTRANDO MORREM.
UMA PLANTA JUNTO À FONTES DE ÁGUA: FOLHAGEM VERDES, FRUTO NA ESTAÇÃO PRÓPRIA, CAULE FORTE, NÃO PRECISA DE RAIZES PROFUNDAS, POIS ENCONTRA FACILMENTE A AGUA NO RIBEIRO.

CRENTE SEM O ESPIRITO SANTO(LONGE DA FONTE): DESONESTO, FRACO, DESOBIDIENTE, IRADO, SEM FORÇA P/ CAMINHAR, OUTROS...
CRENTE CHEIO DO ESPIRITO SANTO(JUNTO À FONTE): SÁBIO, HONESTO, FIEL, OBDIENTE, SABE AMAR, DEDICADO NA OBRA DE DEUS.

Jo 7.37 – SE ALGUÉM TEM SEDE, VENHA A MIM E BEBA.

Ø  DEUS, A FONTE.
Ø  JESUS, O MANANCIAL.
Ø  ESPIRITO SANTO, A ÁGUA.


FONTE: ONDE NASCEM AS ÁGUAS.
(Jeremias 17.13) - Ó SENHOR, esperança de Israel, todos aqueles que te deixam serão envergonhados; os que se apartam de mim serão escritos sobre a terra; porque abandonam o SENHOR, a fonte das águas vivas.
(Isaías 12.3) - E vós com alegria tirareis águas das fontes da salvação.
(Apocalipse 7.17) - Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima.

MANANCIAL: LUGAR POR ONDE AS ÁGUAS CORREM.
(Salmos 36.9) - Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz.
(Isaías 35.7) - E a terra seca se tornará em lagos, e a terra sedenta em mananciais de águas; e nas habitações em que jaziam os chacais haverá erva com canas e juncos.
(Salmos 46.4) - Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.


ÁGUA: LIQUIDO PRECIOSO, TRANSPARENTE, INCOLOR e INODORO. (VIDA).
(Isaías 44.3) - Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes.
(Isaías 44.4) - E brotarão como a erva, como salgueiros junto aos ribeiros das águas.
(Isaías 41.18) - Abrirei rios em lugares altos, e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto em lagos de águas, e a terra seca em mananciais de água.



DEVEMOS CORRER COM SEDE AOS MANACIAIS DE ÁGUAS VIVAS, JESUS CRISTO O NAZARENO, QUE SACIA NOSSA SEDE E NOS DÁ VIDA E VIDA EM ABUNDÂNCIA. SEREMOS COMO OS RIOS DE ÁGUAS LÍMPIDAS, CHEIOS DE VIDA.
(Isaías 35.5 – 6 ) - Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão - Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo.

QUERIDO E AMADO LEITOR  

QUE DEUS EM SUA INFINITA MISERICORDIA CONCEDA-NOS SUAS GRANDIOSAS BENÇÃOS E QUE POSSAMOS MERGULHAR NOS MANANCIAIS DE SUA GRAÇA ATÉ QUE ELE VOLTE.

DIACONO: LUIS NASCIMENTO.



quarta-feira, 15 de junho de 2011

100 anos de muita benção. EU faço parte.

TUDO COMEÇOU EXATAMENTE NO DIA 18 DE JUNHO DE 1911
LOCAL: BELÉM DO PARÁ
FUNDADORES: OS PIONEIROS: DANIEL BERG e GUNNAR VINGREN

Há exatos 100 anos, mais precisamente no dia 18 de junho de 1911, os missionários suecos ADOLF GUNNAR VINGREN e DANIEL HOGBERG, mais conhecidos como: Daniel Berg e Gunnar Vingren fundavam a Missão de Fé Apostólica, que cinco anos depois passaria a se chamar Assembléia de Deus, a maior denominação Pentecostal do Brasil e do mundo.
Berg e Vingren haviam se conhecido nos Estados Unidos, onde Berg dedicava-se apenas ao trabalho secular enquanto Vingren era pastor ordenado pela Igreja Batista Sueca, nos EUA e liderando uma igreja. Ambos foram inflamados pelas chamas do Movimento Pentecostal norte – americano quando compartilharam entre si suas experiências e, juntos, em oração, receberam o chamado para nosso país.

CHAMADA AO BRASIL.
            Foi quando estavam em South Bend que Vingren e Berg foram revelados pelo Espírito Santo, através da instrumentalidade do irmão Olof Uldin (que havia conhecido Vingren e Berg), sobre vários acontecimentos futuros a respeito dos dois. Entre outras coisas, Deus lhes dissera que deveriam ir para um lugar chamado Pará; que o povo desse lugar era de um nível social muito simples; que GUNNAR deveria lhes ensinar os rudimentos da doutrina bíblica; que BERG e ele comeriam comidas simples, mas não lhes faltaria nada; e que Vingren casaria com uma moça chamada Strandberg(anos depois, quando de retorno à Suécia, após o inicio dos trabalhos no Brasil, Vingren conheceria a enfermeira Frida Strandberg, com quem se casaria).
            Ao ouvirem pela primeira vez o nome do lugar para onde Deus os chamara, não sabendo onde era, foram até a biblioteca publica da cidade, onde descobriram que o Pará ficava no norte do Brasil. Depois de orarem, Berg e Vingren aceitaram o destino.
            Deus proveu milagrosamente a quantia certa para a viagem. Durante a viagem, ganharam um tripulante para Cristo. Quatorze dias após saírem de Nova Iorque, chegaram ao Pará. Era o dia 19 de novembro de 1910.

EM BELÉM DO PARÁ
Moraram no porão da Igreja Batista localizada na Rua Balby, nº 406. Depois passaram um tempo na casa do irmão presbiteriano Adriano Nobre, em boca do Ipixuna, às margens do Rio Tajapuru. Hospedaram-se no mesmo quarto quando morava o irmão Adrião Nobre primo de Adriano. De volta a Belém retornaram ao porão da igreja. Por esse tempo, já falavam um pouco de português. O primeiro professor deles fora o irmão Adriano.
As irmãs Celina Albuquerque e Maria de Nazaré creram na mensagem Pentecostal e, em 2 de junho de 1911, receberam o batismo com o Espírito Santo. O fato teve repercussão imediata na Igreja Batista. Havia aqueles que aceitavam o batismo no Espírito Santo e aqueles que eram contrários a nova doutrina. Em 13 de junho, numa terça feira, foram excluídos 13 membros da igreja: Jose Plácido da Costa, que ocupara o cargo de moderador da igreja ate aquela sessão; Manuel Maria Rodrigues, ex-secretario; Jose batista de Carvalho, ex-tessoureiro; Antonio Mendes Garcia, todos estes diáconos; Lourenço Domingos; João Domingos; Maria dos Prazeres Costa; Maria Pinto de Carvalho; Alberta Ribeiro Garcia; Manuel Rodrigues Dias; Jerusa Rodrigues.
O secretario da igreja, depois de anotar esses nomes, deixou para o fim os nomes de Celina Cardoso de Albuquerque e Maria de Jesus de Nazaré ( e ao mencioná-los chamou-as de “as profetizas”) e os de Gunnar Vingren e Daniel Berg.
Sob a liderança dos missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg, os crentes batistas que aceitavam a doutrina Pentecostal foram convocados a comparecer a casa onde se instalava a congregação batista na Cidade Velha, à Rua Siqueira Mendes nº 1 – A, residência da Irmã Celina Albuquerque, para se reunir no dia 18 de junho de 1911, num domingo. Presentes estiveram onze irmãos excluídos no dia 13 daquele mês, da Igreja Batista, tendo faltado os irmãos Lourenço Domingos, Alberta Ribeiro Garcia. Compareceram, porem, três membros da igreja que não estavam excluídos, que foram Henrique Albuquerque, esposo de Celina Albuquerque; Maria Piedade da Costa, esposa de Plácido e Emilia Dias. Alem destes foram arrolados mais quatro irmãos da referida congregação, cujos nomes são os seguintes: Joaquim Silva, Tereza Silva de Jesus, Izabel Silva e Benvinda Silva, todos de uma mesma família. Os três que ainda eram membros da Igreja Batista só foram excluídos no dia 12 de julho depois de que a mesma tomou conhecimento da posição assumida por eles. Quanto aos quatros congregados, não cabia a igreja discipliná-los porque não eram membros da igreja. Ao todo eram 18 pessoas para o inicio da Missão da Fé Apostólica, fundada em 18 de junho de 1911, e que mais tarde, em 11 de janeiro de 1918, foi registrada oficialmente com um novo nome: Assembléia de Deus, nome este que a nova igreja já usava desde 1916. Era uma igreja sem vínculos estrangeira, genuinamente brasileira e que se tornaria a maior igreja pentecostal do mundo.

MISSAO DE FÉ APOSTÓLICA.
A partir de 18 de junho de 1911, as igrejas pentecostais que iam sendo iniciadas no Pará, começando pela que se reunia na casa de Henrique e Celina Albuquerque, a Rua Siqueira Mendes 67, Cidade Velha, em Belém, passaram a ser chamadas pelo nome “Missão da Fé Apostólica”.
Em 25 de outubro de 1914, chegaram a Belém do Pará, os suecos Otto e Adina Nelson, procedentes dos Estados Unidos, para se juntarem a Vingren e Berg.
            Em 8 de novembro de 1914, a igreja, que se reunia na Av. São Jerônimo, 224, seu segundo endereço depois da casa de Celina Albuquerque (nesta casa se reuniram por mais ou menos seis meses) se mudou para a travessa 9 de janeiro 75.
            Em 18 de agosto de 1916, chegaram a Belém, os suecos Samuel e Lina Nystron, os primeiros missionários oficialmente enviados pela Igreja Filadélfia de Estocolmo.
            Em 3 de julho de 1917, Frida Vingren chegou a Belém, como missionária também enviada pela Igreja Filadélfia de Estocolmo.

REGISTRADA A PRIMEIRA ASSEMBLÉIA DE DEUS.
            Em 11 de janeiro de 1918, Gunnar Vingren registrou o Estatuto da Igreja no Cartório de  Registro de títulos e documento do 1º oficio, em Belém, no livro A, Nº 2, de Registro Civil de Pessoas Jurídicas e outros papeis, numero de ordem 131.448, sob o nome “Estatuto da Sociedade Evangélica Assembléia de Deus”, numero de ordem 21.320, do Protocolo Nº 2.
            Os extratos do Estatuto foram publicados no Diário Oficial do Estado do Pará, sob nº 766524.
Com esse registro, a igreja começou a existir legalmente como pessoa jurídica adequando-se aos Artigos 16 e 18 do primeiro Código Civil Brasileiro que acabara de entrar em vigor em 1º de janeiro de 1917.
PRIMORDIOS NO PARÁ.

Os primeiros lugares no Pará que receberam a mensagem Pentecostal foram: SOURE e MOSQUEIRO, NA ILHA DO  MARAJÓ (Daniel Berg 1912); Bragança (Daniel Berg, 1912); Xarapucu e Quatipuru(Daniel Berg, 1913); Estrada de ferro Belém-Bragança, Igarapé – Açu; Benevides, Capanema, Timboteua, Peixe-Boi e Bragança (Clímaco Bueno Aza, 1913); Ilha Caviana (Daniel Berg, 1914); Afuá, ilha de Marajó (Gunnar Vingren e Daniel Berg, 1914);  São Luis do Pará, 1915; Assaisal (Bonito, Joaquim Amaro do Nascimento, Francisco Santos Carneiro e João Paraense, 1919);   e vários outros lugares foram sendo visitados pelos primeiros missionários e crentes da Assembléia de Deus de Belém.

Texto extraído do jornal mensageiro da paz nº 1.513, junho de 2011. pag. 03

quinta-feira, 26 de maio de 2011

TEMA: O CAMINHO PARA O CÉU DE GLÓRIA.

“TEMA: O CAMINHO PARA O CÉU DE GLÓRIA.”

TEXTO: (MT 16:24) -  Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;


INTRODUÇÃO:

TODAS AS COISAS FORAM CRIADAS COM UM PROPOSITO:
RIOS: TODAS AS SUAS AGUAS SE DIRIGEM EM UMA SO DIREÇÃO, O MAR. O FIM DELE É O MAR.
OS PASSARROS: VOAM NA DIREÇÃO DO SEU DESCANSO, LEVADOS PELAS CORRENTES DE AR.
O QUE DIZER DOS CARDUMES DE PEIXES MARITIMOS, OS QUAIS SÃO GUIADOS PELAS CORRENTES MARITIMAS, QUE OS LEVA ATÉ ONDE ESTA OS ALIMENTOS PROPRIOS DELES.
SE OLHARMOS OS PEQUENINOS INSETOS VERÁ SUA PERSEVERANÇA EM SOBREVIVER NUM REINO TÃO GRANDE ONDE GIGANTES VIVEM E DOMINAM, MESMO ASSIM NÃO DESISTEM PROSEGUEM EM SUA JORNADA VITORIOSA RUMO AO SEU REINO TÃO IMPORTANTE COMO O NOSSO.
PARA TUDO QUE SE MOVE EXISTE UMA DIREÇÃO.

O CRISTÃO, QUAL SERIA SUA DIREÇÃO? QUEM PODERIA CAMINHAR SEM DIREÇÃO? NINGUEM, TODOS SOMOS CONDUZIDOS POR FORÇAS E DOMÍNIOS QUE NOS LEVAM A ALGUM CAMINHO. SEJA O CAMINHO DA PERDIÇÃO OU O CAMINHO DA VIDA.

VEJAMOS: NA BÍBLIA EXISTEM 577 PASSAGENS FALANDO DE CAMINHO.
(DT 1:33) -  Que foi adiante de vós por todo o caminho, para vos achar o lugar onde vós deveríeis acampar; de noite no fogo, para vos mostrar o caminho por onde havíeis de andar, e de dia na nuvem.
 (JR 21:8) -  E a este povo dirás: Assim diz o SENHOR: Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte. E assim são tantas passagens bíblicas que falam sobre direção, rumo caminho que o homem só se perde se quiser, mas a direção certa está na sua frente.
Mas por que Deus sempre se preocupou em mostrar o caminho certo para seu povo? Será que Deus tinha preocupação em o povo não chegar ao destino que Ele traçou? Para salvação da humanidade, ou simplesmente porque acha que deve sempre nos orientar mostrar a direção certa? Tire suas duvidas lendo o capitulo 30 de Deuteronômio.

O rumo certo foi traçado para a salvação da humanidade desde de o inicio da vida dos seres humanos ou bem antes de existirmos. Então por que deixamos este caminho ou rumo certo e traçamos nossos próprios caminhos? Temos livre arbítrio para escolhermos o que queremos fazer com nossa vida. Não esquecendo que Deus sempre nos mostra o caminho que devemos andar. Dt 30.19-20. Jo 14.6.

Mas inda há uma dúvida por que nos desviamos?

Analise: você é convidado para ir à cidade de Macapá para iniciar uma jornada com um amigo, decide viajar de navio, viajem longa, no inicio tudo vai bem não tem turbulência, todo mundo passa a se conhecer, conversas, troca de informações, enfim tudo vai muito bem, você reconhece que seu destino é ..........., mas no meio da viajem o navio tem que fazer uma escala, todos são convidados a descer e conhecer um pouco do lugar onde o navio ancorou. Seus olhos se deparam com belezas naturais daquele lugar que vc nunca tinha visto você fica encantado com a beleza que aquele lugar oferece, para, pensa, analisa, coração bate mais forte, então você decide permanecer ali, me sinto bem aqui você diz, mas lembre-se seu destino era a cidade de:......., pergunto você concluiu sua jornada?...............?
(Deuteronômio 30:16-19) - Porquanto te ordeno hoje que ames ao SENHOR teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o SENHOR teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir. Porém se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires, Então eu vos declaro hoje que, certamente, perecereis; não prolongareis os dias na terra a que vais, passando o Jordão, para que, entrando nela, a possuas; Então eu vos declaro hoje que, certamente, perecereis; não prolongareis os dias na terra a que vais, passando o Jordão, para que, entrando nela, a possuas; Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,

Ficando ali naquele lugar que pra você parece bom, você desistiu de completar sua jornada, pode até dizer que fez a escolha certa, mas no futuro verá que escolheu errado, tinha alguém te esperando em Macapá, alguém que teve a honra de convidá-lo para uma jornada, essa pessoa esperou durante muito tempo e você não apareceu, veja a tristeza que você causou para aquele amigo. Preocupado passou a te procurar e não encontrou você não deu satisfação nenhuma, bem depois de muito tempo você apareceu em Macapá, foi ao encontro daquele amigo e a resposta foi: chegaram tarde eles já foram não sabemos qual foi o destino deles não deixaram noticias nem endereços simplesmente disseram que tinham que ir. Veja sua situação você reflete e diz fiquei para trás. Deixaram-me, não, eles não te deixaram você e que decidiu ficar para trás.

O caminho para o céu também tem seus atrapalho, a Bíblia diz que é ganho a força, tem que ser prudente, é cheio de entraves que muitas vezes nos causam até mesmo perdas, Jesus disse: não vim trazer a paz e sim espada, o filho deixará seu pai, sua mãe e seguirá Jesus, se quiser chegar ao céu.

            Devemos deixar tudo que venha atrapalhar nossa caminhada em direção ao céu, devemos sempre lembrar que o Senhor dos exércitos, é o nosso refugio e fortaleza socorro presente na hora da angustia, e que tudo está pronto esperando os vitoriosos aqui da terra. Aqueles que foram comprados e lavados pelo SANGUE DE JESUS, nosso consolador e Senhor.

            Que Deus em sua infinita misericórdia continue sempre abençoando vocês.



Luis Nascimento

quinta-feira, 28 de abril de 2011

QUANDO UMA ORAÇÃO MUDA O CATIVEIRO.

TEMA: QUANDO UMA ORAÇÃO MUDA O CATIVEIRO DE OUTRAS PESSOAS.
TEXTO: Jó 42.10 – E o SENHOR VIROU O CATIVEIRO DE Jó QUANDO ORAVA PELOS SEUS AMIGOS.

CATIVEIRO: LUGAR DE PRISIONEIROS, LUGAR DE TRISTEZA, LUGAR DE CHORO. ESTAR NO CATIVEIRO SIGNIFICA PERDER A LIBERDADE SEM OBRIGAÇÃO DE SERVIDÃO.
QUANDO ALGUÉM ESTÁ NO CATIVEIRO PASSA POR HUMILHAÇÃO.

VEJAMOS: OS HEBREUS FICARAM 400 ANOS CATIVOS NO EGITO, HOUVE MOMENTOS DE ANGUSTIAS, DE DORES E INSATISFAÇÃO, TANTO PSICOLÓGICA COMO ESPIRITUAL.
LEMBRARAM DAS PROMESSAS QUE DEUS FIZERA A ABRAÃO, E ORARAM A DEUS, OUVINDO DEUS SEU POVO USOU MOISÉS PARA LIBERTAR O POVO DO CATIVEIRO.
ENTENDEMOS QUE A ORAÇÃO TEM UM PODER INCRIVÉL QUANDO BEM APLICADA E DIRECIONADA PARA A CAUSA A QUE FOR DEDICADA. SÚPLICAS SE FAZEM QUANDO NECESSITAMOS SE FORMOS VERIFICAR AS ORAÇÕES FEITAS PELOS HOMENS DE DEUS DA BÍBLIA VEREMOS TODOS SE DEDICANDO EM UM PROPÓSITO: Hc CAPITULO 3, FAZ UMA DAS MAIS BELAS ORAÇÕES DA BÍBLIA, DESTACAMOS OS vs: 17-19, ELE TINHA UM PROPÓSITO: ADORAR A DEUS ACONTECESSE O QUE ACONTECESSE, EMBORA SABENDO QUE DEUS ESTAVA IRADO, NÃO DEIXOU DE ADORAR.

NO ANO 586 a. C., QUANDO NABUCODONOSSOR INVADIU JERUSALÉM, E O POVO FORAM LEVADOS CATIVOS PARA A BABILÓNIA, SEGUIRAM TAMBÉM QUATRO PRÍNCIPES: Daniel, Hananias, Misael e Azarias JOVENS QUE NÃO SE DEIXARAM LEVAR PELOS MANJARES DO REI E FORAM FIÉIS A DEUS EM TODA SUA MANEIRA DE SER, E DANIEL SE DESTACOU POR QUE ORAVA A DEUS TRÊS VEZES AO DIA, ASSIM DEUS O EXALTOU ACIMA DE TODOS OS OUTROS. NO CATIVEIRO SERVIU A DEUS COM INTEGRIDADE E DEUS O EXALTOU. CONSIDERADO-O,  HOMEM DAS VISÕES (Dn 1.17).

E O QUE DIZER DE JOSÉ, NO CATIVEIRO DEDICOU-SE AO TRABALHO E AJUDAVA OS PRISIONEIROS, UM DIA DEUS SE LEMBROU DELE E O EXALTOU, TORNANDO-O O SEGUNDO MAIOR NO REINO DE FARAÓ DO EGITO. SUAS ORAÇÕES FORAM OUVIDAS. NUNCA ESQUECEU SUAS ORIGENS VERDADEIRAS, APESAR DE SE TORNAR UMA AUTORIDADE.

MAS O CATIVEIRO MAIS CONHECIDO DA BÍBLIA ENCONTRA-SE NO LIVRO DE JÓ, SOFREU, FOI JULGADO POR SEUS AMIGOS INJUSTAMENTE. TINHA TODOS OS MOTIVOS PARA NÃO ORAR POR ELES, O HOMEM COMUM PENSARIA LOGO EM VINGANÇA, MAS GRAÇAS A DEUS QUE MANTINHA JÓ COMO HOMEM: SINCERO, E RETO, E TEMENTE A DEUS, E DESVIANDO-SE DO MAL, QUALIDADES QUE TODO HOMEM QUE SE DIZ DE DEUS DEVERIA POSSUIR. ASSIM JÓ OROU POR ELES E SEU CATIVEIRO FOI MUDADO (Jó 42.10) ASSIM MORREU JÓ VELHO E FARTO DE DIAS.

A ORAÇÃO FEITA EM FAVOR DE ALGUÉM PODE MUITO EM SEUS EFEITOS, OREM UNS PELOS OUTROS ASSIM DEUS COM CERTEZA LHE ABENÇOARÁ.



DIÁCONO: LUIS NASCIMENTO

ENSINO BÍBLICO PARA O CRENTE

TEMA: ENSINO BÍBLICO PARA O CRENTE.
TEXTO: 2Tm 2.2

A IGREJA TEM A RESPONSABILIDADE DE SALVAGUARDAR A VERDADEIRA DOUTRINA BIBLICA QUE SE ACHA NAS ESCRITURAS SAGRADAS E TRANSMITI-LAS AOS FIEIS SEM TRANSIGENCIAS NEM CORUPÇÃO. FICA SUPERENTIDIDA ASSIM A NECESSIDADE DO ENSINO BIBLICO NA IGREJA.
A BIBLIA MENCIONA AS SEGUINTES RAZOES PARA O ENSINO BIBLICO TEOLOGICO QUER NO LAR, NA IGREJA OU NA ESCOLA:
ü  TRANSMITIR O EVANGELHO DE CRISTO A CRENTES FIEIS, PARA QUE CONHEÇAM, GUARDEM E ENSINEM A VERDADEIRA FÉ BÍBLICA (ITm 4.6-11; 2Tm 2.2), E A SANTIDADE DE VIDA Rm 6.17.
ü  DEVEM DEMONSTRAR AOS ESTUDANTES A NECESSIDADE PRIMORDIAL DE BATALHAR PELA FÉ QUE UMA VEZ FOI ENTREGUE AOS SANTOS (Jd 3) E DAR-LHES MEIOS PELOS QUAIS POSSAM DEFENDE-LOS CONTRA TODAS AS TEOLOGIAS FALSAS At 20.31.
ü  DEVEM GUIAR OS ESTUDANTES A UMA COMPREENSÃO E EXPERIENCIA MAIS APROFUNDADA.

RAZÃOES PELA QUAL DEVE HAVER O ENSINO BIBLICO:
1.       TRANSMITIR O EVANGELHO DE CRISTO A CRENTES FIÉIS.
1.1   PARA QUE CONHEÇAM 2Tm 3.15.
1.2   PARA QUE GUARDEM 2Tm 1.14.
1.3   PARA QUE ENSINEM A VERDADEIRA DOUTRINA BIBLICA 1Tm 4.6,11.
1.4   PARA QUE ASSIM APRENDAM A VIVER EM SANTIDADE DE VIDA Rm 6.17; 1Tm 6.3.
2.       DEMONSTRAR AOS ESTUDANTES A NECESSIDADES PRIMORDIAL DE BATALHAR PELA FÉ QUE UMA VEZ FOI ENTREGUE AOS SANTOS.
2.1 DAR-LHES OS MEIOS PELAS QUAIS POSSAM DEFENDÊ-LA CONTRA TODAS AS TEOLOGIAS FALSAS At 20.31; 6.1-9.
3.   GUIAR OS ESTUDANTES AO CRESCIMENTO CONTINUO NO CARATER MEDIANTE A DOUTRINA QUE É SEGUNDO O AMOR 1Tm 6.3.
4.   ESTES ESTUDANTES DEVEM SER PREPARADOS PARA FORTALECER OUTROS CRENTES E LEVA-LOS A MATURIDADE ESPIRITUAL DE MODO QUE JUNTOS POSSAM REFLETIR A IMAGEM DE CRISTO: NO LAR, NA IGREJA, NO LOCAL DE TRABALHO, NA ESCOLA E NO CORPO DE CRISTO EM GERAL. Ef 4.11-16.


AMADOS, ESPERO QUE VOCÊS POSSAM REFLETIR E COLOCAR EM PRÁTICA TODOS OS ENSINOS BÍBLICOS QUE TANTO SERVEM PARA O ENGRANDECIMENTO ESPIRITUAL DO CRENTE.


QUE DEUS CONTINUE VOS ABENÇOANDO.


DIACONO: LUIS NASCIMENTO