OS DOIS CAMINHOS (ESTRADAS)
TEXTO: (Mateus 7.13-14) - Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; - E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
LOUCOS (as) ou PRUDENTES.
CAMINHAR:
SIGNIFICADO:
Uma direção, Conduta de um individuo quer seja boa ou má, é o fim do caminho que diz o que vamos encontrar se uma coisa boa ou má.
A jornada de um caminho pode ser árdua ou fácil.
Deus sempre deixou a cargo do homem a decisão de escolher o que ele achar melhor para sua vida, respeitando o livre arbítrio, ao homem ficou sempre a decisão final, a esse respeito.
Deus só interfere na decisão do homem relacionado à sua obra, quanto ao viver Ele em todo tempo respeitou a decisão tomada pelo homem, busque conselho ou não em Deus.
Relacionado a Mt 7.13-14; fala-se sobre salvação ou condenação.
Ninguém pode caminhar com uma carga mais pesada do que se pode levar, todo ser só leva o que pode. O que se colocar acima do peso, é, sobre carga.
Vida Espiritual:
V.13 começa dizendo: entrai pela porta estreita. Por quê?
Vejamos: estreito é algo que só passa o necessário, por este local só dentro do limite pode passar sobrecarga não passa.
Despojai – tire tudo o que é sobre carga de vocês.
Desfazer-se da vaidade, da lascívia, da prostituição, de praticar tudo que é abominável diante de Deus.
A porta estreita impede que alguém entre com muita bagagem.
Mt 13.24 – a ultima parte cita uma exortação poderosa: muitos procurarão entrar e não poderão.
Pessoas que vivem na igreja, estão louvando, pregando, são dedicados, mas na verdade seu coração não está voltado para o Senhor.
Atos 9.2; 19.9,23; 22.4; 24.14,22 vemos que o “CAMINHO ERA A MAIS ANTIGA DESIGNAÇÃO QUE A IGREJA PRIMITIVA DEU A SI MESMA”. Onde o povo de Deus é visto sendo liderado ao longo do caminho de Deus. At 19.9 Mas, como alguns deles se endurecessem e não obedecessem, falando mal do Caminho perante a multidão, retirou-se deles, e separou os discípulos, disputando todos os dias na escola de um certo Tirano. Observe a palavra caminho.
V 14 – que é o alvo de nosso estudo pode ser considerado como caminho da salvação. Pois Cristo Jesus afirma ser o sumario de tudo quanto “O caminho” significa em relação a Deus.
Lc 6.46-49 – fala sobre os dois fundamentos: são alicerces que sustentam construções ou criações. Algo que seja rígido, durável, compacto, potente ou seguro.
Dois tipos de fundamentos:
· SEGURO E INSEGURO.
Vamos iniciar pelo INSEGURO: as virgens loucas; a construção das casas na areia. (Mt 7.26-27). Joio (Mt 13.36-43) figueira sem fruto (Mt 21.18-22).
1. Virgens Loucas: Mt 25.1-13 - nota-se que no inicio da jornada todas estavam atentas, vestidas com o mesmo propósito, e tinham uma missão, esperar o noivo, as lamparinas com a mesma medida de óleo ou azeite, o mesmo entusiasmo, com o mesmo objetivo e o caminho era o mesmo para todas elas e todas eram virgens, isto é não havia diferença entre elas no inicio da jornada de encontrar o noivo. Observe: (Mateus 25:1) - ENTÃO o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, “saíram ao encontro do noivo”. Elas sabiam que ele viria, só não sabiam a hora nem dia, acreditaram na promessa, e saíram ao seu encontro. Até aí tudo normal, cantavam, brincavam, promovia festas e outras atividades, vida normal. Lembram do dilúvio, comiam, bebiam, dava-se em casamento até que veio o dilúvio (Gn 7.1) Só que o noivo demorou com isso as lamparinas foi perdendo o foco por que o azeite foi sendo consumido. E o que isso significa na vida espiritual do crente? Pouca oração, pouca consagração, pouca leitura da palavra, desanimo e perda da “fé”, com isso passamos a ficar despreocupado: perdendo o entusiasmo (alegria) do encontro com o noivo.
Conseqüências: perdemos a direção do “alvo:
· Por caminhos diferentes tal como: injustiça, ICo 6.9.
· Obras da carne Gl 5.19-21.
· Linguajar profano.
· Modo de proceder errado.
· Desobediência a Deus.
REFLEXÃO:
As loucas estavam despreocupadas com o movimento, não levaram combustível de reserva, estavam como que sem cuidado nenhum, só se preocuparam quando alguém avisou que o noivo estava chegando, as suas lamparinas estavam com a chama bem fraquinha não iluminavam mais.
E você como esta esperando o noivo? E se ele chegasse agora você estaria pronto (a), para entrar para as bodas? Lembrem-se as loucas não tinham azeite de reserva, cuidado verifique se sua lamparina esta com a chama bem acesa e lembre-se de ter sempre azeite de reserva, pois o noivo pode demorar. O noivo chegou à meia noite hora do sono mais profundo, por isso cuidado para não ficar do lado de fora da festa. O noivo vai chegar e a porta vai se fechar.
· O fundamento seguro: como se sabe segurança: traz firmeza, Confiança, certeza e outros..., assim como se fala da casa construída sobre a areia também se fala da casa construída sobre a rocha (Mt 7.24-25), fala-se muito em prudência mas qual o significado dessa palavra?
Precavido, cauteloso, e cuidadoso. Medite em Gn 4 (Abel).
Mateus 24.45 – quem é, pois o servo fiel e prudente.
As virgens prudentes elas levaram azeite de reserva, isto significa que todo crente deve estar preparado para o arrebatamento da Igreja que em breve vai acontecer. “bem aventurado aquele servo que quando o Senhor voltar encontrará fazendo assim...”(Lc 12.37).
Que quer dizer isto?
· Que devemos estar atento as instruções de Jesus e aos acontecimentos no planeta.
· Sendo constantes nas orações.
· Obedecendo aos mandamentos do Senhor.
· Sempre constante na fé, vencendo o mundo com fidelidade a Deus.
Medite na parábola do filho prodigo, e o que dizer das virtudes do irmão Jó.
As virgens prudentes embora tosquenejando, aguardavam com ansiedade a chegada do noivo “VIGIAI, POIS NÃO SABEIS À HORA NEM O DIA QUE ELE VIRÁ” “OLHAI PRA FIGUEIRA ...” (Mc 13.35-37); (Mt 24.42); (Its 5.6,10); (Cl 4.2); (Mc 13.33); (Ap 16.15); (Lc 12.37-38).
Conclusão,
É hora de parar de brincar de ser crente, cuidado aquele que diz que é e não é, mente, e esses não têm parte na vida eterna.
As prudentes entraram para as bodas com o noivo as loucas ficaram do lado de fora.
E você de que lado estará quando o noivo voltar?
Lembre-se, no céu não entra pecado.
Permanecei firme e sempre constante, no fundamento eterno, Jesus Cristo, nosso salvador, eternamente. Amem.
Desejo que este estudo traga informações importantes para sua vida.
Que Deus em Cristo, continue te abençoando.
Diácono: Luis Nascimento.