Iremos neste estudo conhecer um pouco do poder da Palavra de Deus em nossa vida, temos pleno conhecimento que é Deus quem nos concede: o ar que respiramos, a chuva, o brilho do sol, da lua, das estrelas, enfim somos a sua criatura e sua semelhança por isso Ele nos dá privilégios sobre todas as coisas existente neste mundo. Não esqueçamos que Deus é soberano.

- Ela convence: o homem do seu pecado. Josias começou a reinar em Israel ainda muito jovem com apenas 8 anos de idade, seu reinado durou 31 anos. Com 16 anos começou a buscar o Deus de Davi seu pai, no 12º ano de seu reinado, começou a restaurar espiritualmente a Judá e Jerusalém, retirando os postes-ídolos, as imagens de esculturas e de fundição, mandou reparar o templo. Hilquias, o sumo sacerdote, encontrou o livro da Lei e entregou a Safã, escrivão do Rei, que leu diante do Rei, todo o livro, ao ouvir o Rei reconheceu que mesmo tendo tomado todas as providências em relação a restauração espiritual de Judá e Jerusalém havia a necessidade de se dobrar diante do todo poderoso, rasgando suas vestes reais fazendo um pedido de perdão pelos seus pecados e do povo de Judá e Jerusalém, o povo vendo a atitude do Rei, acompanha-o fazendo o mesmo gesto, diante disto houve um grande avivamento no meio do povo Hebreu. II Cr 34.18-21. Neemias quando retornou do cativeiro para restaurar os muros de Jerusalém Esdras leu a Palavra de Deus e o povo confessou seus pecados. (Ne 9.3). João 16.8, Jesus nos prometeu enviar o outro consolador que convenceria o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Atos 2.37,41, depois da descida do Espírito Santo, Pedro cheio do Poder de Deus repreendeu a multidão usando as escrituras dizendo a eles que tinham crucificado o Mésias. A multidão se arrependeu e quase três mil almas aceitaram a Jesus como salvador.
- Ela corrige: 2TM 3.16 - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; poderíamos parar por aqui, a palavra acima nos diz tudo a respeito de como devemos refletir sobre a soberania de Deus, de que maneira nós devemos proceder vivendo sobre esta terra, não esquecendo que nosso descanso não é aqui e sim no céu de glória. Ela traz conforto a nossa alma; quando nos desviamos por caminhos tortuosos, ela nos mostra que estamos errados assim tratamos de nos corrigir através desta Palavra. Leia: Sl 17.4; Sl 119.160a; 119.11 e 119.17.
- Ela purifica: O crente para levar uma vida santa nesta terra deve resistir as influencias perniciosas que caraterizam o meio ambiente em que vivemos, lembramos que os dias são maus, e que vivemos em terra estranhas somos peregrinos, viajantes em busca da terra prometida, a Canaã Celestial. Salmos 119.9 - Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. ZC 13.9 - E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O SENHOR é o meu Deus. 1JO 1.7 - Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.
Oito requisitos para andar em santidade com Deus nesta terra.
- Andar em santidade é uma decisão pessoal irreversivel de permanecer leal a Palavra escrita de Deus por toda a vida.
- Buscar o Senhor em oração.
- Memorizar a Palavra do Senhor.
- Buscar a direção de Deus através da oração.
- Declarar abertamente nossa obdiencia e submissão a Palavra de Deus.
- Alegrar-se e comprazer-se naquilo que Deus fala.
- Refletir no desfecho final do andar nos caminhos de Deus contrastando com o andar nos caminhos do mundo.
- Nunca estar ocupado que não possa ler e estudar a Palavra do Senhor.
4. Ela confirma: Jesus, sempre orientou seus discípulos a que devessem fazer relacionado em seguir o Senhor. Jo 8.31, Ele disse se vocês permanecerem na minha palavra verdadeiramente sereis meus discípulos. todo mundo deve conhecer a palavra para que esta o liberte, veja concluindo o versículo Ele diz e conhecereis a verdade e verdade vos libertará. SL 40.11 - Não retires de mim, SENHOR, as tuas misericórdias; guardem-me continua mente a tua benignidade e a tua verdade.
SL 86.11 - Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome. SL 115.1 - NÃO a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade. SL 119.160 - A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre.
5. Ela equipa: Provérbios 22.20-21 - Porventura não te escrevi excelentes coisas, acerca de todo conselho e conhecimento, - Para fazer-te saber a certeza das palavras da verdade, e assim possas responder palavras de verdade aos que te consultarem?
Conclusão:
andemos segundo a Palavra do Senhor e sejamos alegres, felizes, obdientes e capazes de sofrer e até passar pelas tribulações cantando e regojizando sabendo que o Senhor esta conosco para nos dar a vitoria, mas uma vez medite: 2TM 3.16 - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
Que Deus em Cristo Jeus nos ajude a vivermos nesta terra palmilhando-a sempre na certeza de que estamos fazendo a vontade do Senhor.
Deus abençoe todos voces.
Luis Nascimento