Texto Basico:
"Se alguém entre vós cuida ser religiosa, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã". (Tg 1.26).
Introdução,
No presente assunto estudaremos alguns ensinos sobre a língua. Como obreiro do Senhor, tenho visto muito sofrimento motivado pelo mau uso da língua. O povo de Deus tem sido renovado em muitos e importantes aspectos, mas a transformação da língua ainda deixa muito a desejar. A transformação da língua é algo muito importante para que sejamos varões perfeitos, por que se alguém não tropeça em palavras, o tal é varão perfeito, (Tg 3.2). Temos notado que há muitos crentes tropeçando em muitas palavras. E a transformação da língua deve começar pela língua dos lideres do povo de Deus. Pela minha língua de evangelista, porque, se a minha língua não for controlada pelo Espirito Santo, serei um perigo para o rebanho do Senhor.
Estudaremos o Assunto em três divisões:
1. O perigo da língua sem o controle do Espirito Santo,
2. A benção de uma língua controlada pelo Espirito Santo,
3. Como controlar a língua e ser perfeito.
1 - O perigo da língua sem o controle do Espirito Santo
1.1 - O homem doma as piores feras, como o leão, a sucuri, a cascavel, o tubarão, a baleia, mas não domina sua própria língua, sem o controle do Espirito Santo, a língua é um mal terrível: esta cheia de peçonha mortal (Tg 3.7,8; Sl 140.3)
1.2 - A língua, sem o controle do Espirito Santo, fala mal do próximo e amaldiçoa os homens feitos a imagem e semelhança de Deus. (Tg 4.11,12; 3.9).
1.3 - A língua, sem o controle do Espirito Santo, encurta os nossos dias. (Sl 34.12,13; IPe 3.10).
1.4 - Semeia contendas entre irmãos (Pv 6.19).
1.5 - É como navalha, como espada afiada, como flechas, como bala de metralhadora (Sl 52.2; Pv 12.18; Jr 9.8).
1.6 - A língua, sem o controle do Espirito Santo, anula a nossa fé, as nossas obras, a nossa religião. De nada adianta orarmos pelos enfermos, realizar jejuns, fazermos muitas visitas aos hospitais, carceres, orfanatos, sermos religiosos, se não refrearmos a nossa língua, tudo será vão.
2. A benção de uma língua controlada pelo Espirito Santo:Alguém poderá dizer: "Mas estes textos citados se aplicam aos impios e as suas línguas". é pode ser verdade, mas, a língua do crente carnal, que nao tem o controle do Espirito Santo, torna-se igual a dos impios. É justamente por isso que anula a sua religião. há muitos crentes operosos na obra do Senhor, mas tudo se torna em vão, por causa de sua língua que injeta veneno e torna-se uma peçonha. cuidado com sua língua, meu querido irmão(a). Cuidemos mais de nossa língua, meus amados irmãos e colegas de ministério. Porque se ela não estiver na direção de Deus poderá ser um arraso para a vida do seu irmão ou amigo e até mesmo da família, e principalmente para sua igreja.
2.1 - "Vem do Senhor e é erudita, para dizer boa palavra ao que está cansado". (Is 50.4)
2.2 - Recebe a Sabedoria e enriquece a boca dos sábios (Pv 15.2)
2.3 - É arvore da vida, produzindo frutos preciosos. (Pv 10.19,20).
2.4 - Guarda da angustia a nossa alma (Pv 21.23)
2.5 - esta cheia de cânticos de alegria (Sl 126.2)
2.6 - Fala em salmos, canta hinos de louvores a Deus, emana cânticos espirituais e dá sempre graças a Deus em tudo e por tudo (Ef 5.19,20).
2.7 - " Fala em línguas estranhas e outras línguas alem de ser a boca que Deus usa pra profetizar (Mc 16.17; At 19.6).
Não é maravilhosa uma língua controlada pelo Espirito Santo? Quanta coisa boa pode fazer! Só o Espirito Santo pode controlar a nossa língua, mas isto acontece se nós a colocarmos no altar de Deus com ela poderemos pregar o evangelho, orar pelos enfermos, entece-dermos pelos perdidos, consolar os aflitos, salientar as virtudes dos irmãos, glorificar e louvar ao Senhor. gloria a Deus!
3. Como controlar a língua e ser perfeito.como você esta usando sua língua? para enriquecer o reino de Deus ou o inferno? Lv 19.16, diz: que não devemos ser mexeriqueiros entre os povos. Devemos andar anunciando a salvação, nunca devemos estar murmurando, reclamando disto ou daquilo, mas devemos agradecer a Deus, glorificando-o em tudo. Que nossa língua seja uma benção pra todos. gloria a Deus.
3.1 - Entregando-a em oração ao Senhor,
3.2 - Pedindo que o Senhor ponha guarda à nossa língua (Sl 141.3) É preciso exercer vigilância constante sobre a nossa língua.
3.3 - Cultivando uma linguagem sadia e irrepreensível, para que o adversário seja envergonhado, não tendo nenhum mal que dizer de nós (Tt 2.8).
3.4 - Reconhecendo que não podemos de nós mesmos dominar ou refrear a nossa língua, pedir humildemente ao Senhor que Ele nos ajude a termos controle de nossa língua através do Santo Espirito de Deus. (Fl 4.13).
CONCLUSÃO
Que Deus em Cristo Jesus, te abençoe e te guarde no seu amor para sempre.Querido e amado leitor, espero que sua língua seja uma benção no meio de sua Igreja ou comunidade, no meio de sua família, perante seus amigos e colegas seja no trabalho ou em outro lugar, não use sua língua pra amaldiçoar, falar mal de seu irmão, de seu pastor, de seu amigo, use-a para benção e não para maldição.
Pr Luis Nascimento