quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

SOU O SAL DA TERRA?


TEXTO: Mt 5.13

Amado leitor, a expressão sal da terra foi usada por Jesus para mostrar aos discípulos como deveriam se portar diante da sociedade que eles viviam, é uma descrição da vida do cristão, em meio ao convívio tanto familiar quanto espiritual e social.

Jesus pode mostrar que os seus discípulos deveriam ser exemplo para o mundo assim como Ele foi, é e sempre será; nós os cristãos deveremos nos apresentar para o mundo como seguidores de Cristo, e o quer dizer ser seguidores de Cristo?

Vejamos, muitos que se dizem cristão estão na igreja não perdem nenhum culto ou reuniões, são constantes nos trabalhos, mas na verdade seu coração não esta em Cristo, como? Ora se eu ponho meu coração nas coisas deste mundo como estou adorando a Deus? A bíblia diz que não devemos servir dois senhores (Mt 6.24). Nosso coração não pode estar dividido entre dois pensamentos (Mt 6.21; IRs 18.21).

No tempo do profeta Elias o povo estava entre dois pensamentos, vejam estavam nas sinagogas, diziam estar servindo a Deus, faziam todos os ritos menos adorar de verdade ao Senhor, tanto que acreditavam serem os deuses de Jezabel mais poderosos que o Deus de Israel. Seus conceitos estavam longe de serem comparados como verdadeiros homens de Deus.

Mas como poderei me tornar sal da terra?

Os discípulos vieram a ter este domínio quando Jesus partiu daqui eles entenderam que agora eram eles por eles, partiram então sem medo de serem mortos pelas cidades pregando o evangelho e mostrando que eles verdadeiramente adoravam a Jesus de Nazaré.

Seus modos mudaram, sua maneira de viver também, já não eram mais aquele Pedro lá do jardim das oliveiras que puxou da espada e cortou a orelha de Malco, era o Pedro transformado pelo poder do Espirito Santo de Deus. Quando chorou amargamente pela prisão de Cristo, lembram-se das palavras de Jesus (Mt 16.17-19), assim Pedro se tornou sal da terra, amados devemos ser como Jesus quer que sejamos seus discípulos, vejam que logo em seguida Jesus começou a falar sobre o sofrimento que iria passar mas Pedro o repreendeu e que disse Jesus? Leia (Mt 16.21-23) pergunto Pedro não tinha acabado de ser exaltado por Jesus, não tinha acabado de ser mostrado como exemplo para todos, mas como agora Jesus repreende Pedro? Ora é simples deixou por um momento de adorar a Deus. Disse Jesus quem quiser vir após mim largue sua......(Mt 16.24).

Se somos sal da terra então vai analisar as propriedades do sal:

1 – conservador – é usado para conservar alimentos com suas propriedades;

2 – tem propriedades curativas

3 – dá sabor (usado na medida certa)

Conservador: o cristão deve ser conservado em suas próprias atitudes sendo exemplo para o mundo, A mais evidente característica geral do sal é que ele é essencialmente diferente do meio que é posto. Seu poder está precisamente nesta diferença. A função primária do sal é preservar, deter a decomposição, agir como anti-séptico, de modo que os germes latentes, por exemplo, na carne, possam ser neutralizados ao contato com ele. Assim devemos ser diferente no meio dos povos nos apresentando como verdadeiros cristãos. Como o sal que se destaca no meio dos demais condimentos assim seremos se nos colocarmos na posição  de verdadeiros cristãos. Vamos conservar nossos vizinhos, amigos, familiares e principalmente nossos irmãos em Cristo Jesus.

Propriedades curativas – o crente deve ter estas características: curar: os enfermos, os de alma contristada, os aprisionados por satanás, os endemoniados, os aflitos, etc. com o poder que há nele porque ficar pensando em abandonar seus preceitos curativos afinal Jesus deixou poder em nossas mãos para serem usados; então vamos usar esse poder, vamos colocar em práticos o poder curativo que há em nós afinal somos sal da terra. Deixe de ser preconceituoso, tome atitudes curativas. Deixe de ser covarde use sua fé para dar vida aos outros, imponha suas abençoadas mãos sobre os enfermos e use e abuse da autoridade que Jesus te deu crente. Afinal pra que vc esta sobre esta terra?

Dá sabor – que tipo de sabor você esta causando no meio de sua sociedade? Será que você esta sendo oferecido como um alimento saboroso? Ou sendo oferecido como um alimento salgado, isso e você que deve responder, lembre-se (ICo 11.28) o homem deve analisar-se a si mesmo. Jo 15.16 – todo cristão e escolhido do mundo (V19), para dar fruto a Deus (vv 2,4,5,8) toda fruta boa tem sabor esse sabor se refere as virtudes espirituais do crente mencionadas em Gl 5.22,23; cf também Ef 5.9; Cl 1.10; Hb 12.11; Tg 3.18; assim teremos sabor diante de Deus e dos homens.

Sabe por que devemos ser diferente porque não somos deste mundo devemos preservar nossos valores, padrões e modo de viver como fieis e sal da terra. O crente deve viver na atmosfera do amor de Cristo, usemos nossas propriedades para o bem de todos, apresente-se como verdadeiro cristão louvando e engrandecendo o nome do Senhor.

Que Deus em sua infinita bondade possa te alcançar e te conservar vivo e sempre constante na fé.

 

Pr. Luis Nascimento.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

AS MISERICORDIAS DO SENHOR SAO AS CAUSAS DE NÃO SERMOS CONSUMIDOS

A cerca de 630 -. 620a.C. o profeta Naum escreveu o seu livro referindo-se a destruição de NINIVE
Naum (consolo), nada se sabe a respeito deste profeta. a não ser sua naturalidade (Elcós) (Na 1.1)
 
Nínive antes de sua destruição, no tempo do profeta Jonas, recebeu a misericórdia do Senhor (Jn 3) um século antes Nínive era conhecida pela crueldade com que tratava seus inimigos. depois de destruírem uma cidade matavam impiedosamente seus habitantes, os lideres dessas cidades eram torturados ate a morte os não morriam eram levados cativos para o império Sírio, muitos na marcha que era longa adoeciam e morriam, outros morriam de fome, outros de sede; os que sobreviviam serviam de escravos, tiradores de agua, rachadores de lenha, etc. enfim eram submetidos a todo tipo de servidão, assim agiam os Ninivitas.
 
Diante destas situações Jonas não se atreveu a  divulgar o que o Senhor tinha ordenado a respeito de Nínive, na esperança de ver esta tão abominável nação ser destruída por Deus, assim solucionando um problema que há muito assolava as nações daquela época.
 
Só que os planos do Senhor não são nossos planos; seus pensamentos não nossos pensamentos; Jonas não podia saber que ali naquele reino iria acontecer um grande milagre o arrependimento de 120 mil homens, fora mulheres, crianças e jovens que poderíamos dizer aproximadamente, umas trezentas mil pessoas pelas estatísticas de hoje.
 
Como falei os planos de Deus não são nossos planos, nem seus pensamentos nossos pensamentos. Deus tem sua multiformes maneiras de trabalhar ou agir ou planejar e executar, diz as escrituras que todos são predestinados a salvação mas nem todos se salvarão.
 
Nínive era um ímpia nação, aos olhos de Jonas não existiria salvação para aquela nação, seu desejo era ver a destruição de Nínive, mas Ezequiel escreve sobre o arrependimento (Ez 18), amados quando nos arrependemos de todo nosso coração causamos em Deus uma ação de perdão, e não interessa se e ou não uma nação ou pessoa ímpia o certo é que Deus é soberano e sobre Ele não há outro.
 
A bíblia diz que o Senhor não tem prazer na morte do ímpio, Ele antes deseja que o ímpio se arrependa dos seus pecados (Ez 18.23).
 
O que aconteceu com Nínive?
Homens cruéis, não ímpia, sem misericórdia; então, aos nossos olhos existiria salvação ou perdão a esta nação?
Certamente Jonas entendeu da mesma forma, só que Jonas esqueceu das misericórdias do Senhor. Lm 3.22 - as misericórdias do Senhor.... , e o que dizer de Pv. 28.13, quando Jonas resolveu proclamar dizendo que Nínive seria destruída o que aconteceu? o rei conclamou a nação e resolveu fazer um jejum (coisa muita rara hoje no meio dos crentes) de três dias sem comer e beber tanto homens como animais, isto foi agradável aos olhos do Senhor.
 
Ora queridos todo esforço diante de Deus com o coração aberto, é aceitável por JESUS.
 
Caim e Abel, ora a bíblia diz que ambos ofertaram do melhor que eles tinham; mas somente Abel recebeu a benção porque?. Gn 4.4; Abel soube mover o coração de Deus, apresentou sua oferta com simplicidade e sem maldade no coração, Caim agiu de forma diferente veja a resposta de Deus para ele, (Gn 4.6-7).
 
Sabemos que o arrependimento não deve ser superficial, o coração deve estar contrito. veja a situação de Davi, Saul o perseguia, mas ele Davi, não respondia com o mal, teve até a oportunidade de matar Saul, mas não o fez, seu coração buscava a paz, preferiu demonstrar sua fidelidade a Deus deixando seu inimigo com vida esperando assim a justiça divina.
 
Não foi melhor? claro que foi, Davi saiu com as mãos limpas do sangue do ungido do Senhor.
 
Deus é soberano, faz o que quer! mata e faz viver, exalta e humilha, fere e sara enfim ninguém pode questionar sua decisão.
 
Preferiu aceitar a humilhação de Nínive e perdoar do que destruir. leia Jn 1.14 ........ te aprouve.
Jn 4.11, Deus da uma lição em Jonas, mostrou que o homem tem um grande valor para Ele.
 
Amados vamos preservar este valor que temos de Deus, nos humilhando na sua presença, não esqueça que Deus é soberano, buscando cada vez mas conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor.
 
Acontece que Nínive depois deste fato milagroso de arrependimento nos tempos do profeta Jonas, esqueceu-se do Senhor e voltou a praticar atos de crueldade e isso trouxe aos olhos do Senhor desejo de destruir aquela ímpia nação.
 
Naum profetizou sua destruição (Na 2.1-13) pela Babilônia em 612 a.C. tornando-se esconderijo de animais e aves (Sf 2.13-15).
 
Amados entendemos que Deus sempre esta disposto a nos perdoar, há sempre uma luz no fim do túnel, para os que reconhecem seus pecados.
 
Que Deus em Cristo Jesus e sua infinita misericórdia continue lhe abençoando.
 
 
Pr Luis Nascimento