- NASCE NAS MONTANHAS ENTRE MIL e DOIS MIL METROS DE ALTURA.
- ARVORE SIMBOLO DO LIBANO, SIMBOLO DE LONGEVIDADE.
- ALTURA ENTRE 30 METROS.
Nascimento: se dá através de uma semente de 15cm que protegida por uma casca, na eclosão da vagem, voa e cai no solo, iniciando assim um milagre de Deus, acolhido pela natureza, que vai fazer o processo de germinação e crescimento da bela arvore.
Quando seu caule atinge a altura de 0,5cm, sua raiz se aprofunda na medida de 1,5metros,
Sabemos que a segurança de uma arvore são as suas raízes, se a raiz é superficial, fácil é para o vento derrubar esta arvore, qualquer vento acima de uma velocidade normal vai joga-la por terra.
Toda arvore sabe que precisa aprofundar suas raízes para sua própria segurança.
Existem arvores imensa, mas sua raiz e superficial, arvores que aos nossos olhos parece ser impossível ve-la no chão, caída, derrubada, etc. Por que não conhecemos a profundidade de suas raízes, Ao contrario do cedro no Líbano,
Uma curiosidade porque, o salmista fez questão de frisar o cedro NO Líbano? , qual é a diferença do cedro no Líbano do cedro em outro lugar?.
É que o cedro no Líbano, ele primeiro cresce para baixo, suas raízes se aprofundam o máximo que podem pois o lugar onde nascem são lugares de difícil crescimento nas montanhas, sabemos que montanhas no Líbano são formadas por imensas camadas de rochas que são impossível as outras arvores sobreviverem pois sua raiz não consegue se alargar o suficiente para encontrar uma passagem em direção as águas ou mananciais. Feito que o cedro consegue. O salmista comparou o JUSTO, como o cedro no Líbano, porque entende que suas atitudes são agradáveis diante do todo Poderoso.
O primeiro empecilho que o cedro no libano encontra são as rochas, que irão tentar parar seu crescimento. mas sua raiz e tão forte que ao encontrar-se com a rocha ela começa então montar uma estrategia de se alongar sobre a mesma até encontrar um espaço onde possa penetrar e seguir sua rota.
Na vida cristã não devemos deixar que certos empecilho nos tire do foco que é Cristo, não devemos nos abalarmos por coisas desta vida: brigas, mentiras, contendas, falatórios, outros.., devemos sim abrir passagem pelo meio dessas dificuldades e sairmos vitoriosos, olhando para o autor e consumador da fé, Cristo Jesus.
Como lemos acima, o cedro no Líbano, quanto mais dificuldades, mais forte ele fica, devemos, da mesma forma, nos tornar fortes, quanto mais problemas mas devemos buscar aquele que nos fortalece, queridos quando somos fracos somos fortes, quanto mais oração a raiz se aprofunda, criamos forças para lutarmos contra as potestades do mal deste seculo.
Quanto mais profunda for a raiz mas estabilidade o cedro no libano adquiri, são assim também os crentes, quanto mais intimidade com Deus mas seguros se tornarão.
Quando deixamos de adorar a Deus nos tornamos como arvores longe dos ribeiros de águas, que secam, murcham, não dão frutos, não serão bem sucedidos, ..., devemos sempre buscar o manancial de águas cristalinas que nos ampara todos os dias de nossa vida o Espírito Santo.
Outra curiosidade do cedro no Líbano é que ele só começa a ter um crescimento mais acelerado quando seu caule atinge a altura de 20cm, entre quatro anos de idade, isso faz dele uma arvore quase imortal, pois sua raiz esta a uma profundidade de mais ou menos 6 metros.
Agora está resiste: ao calor, ao frio, a altitude, ao ataque de todos os lados. Então, seu crescimento acelera a uma velocidade de 20 cm por ano.
Assim deve ser o crente, possuir todas as armaduras de Deus, para poder resistir as afrontas do inimigo. Crescer na graça e no conhecimento, ser obediente a DEUS, ao seu pastor, a sua igreja local crescer dentro do plano de Deus, esperando a hora de ser exaltado pelo Senhor.
Tem crente que não tem raiz profunda na casa de Deus e se considera o maioral, tudo deve girar em torno dele, cuidado irmão, raiz superficial e fácil pra qualquer vento de doutrina, suas atitudes não são verdadeiras, sua maneira de viver não traz alegria para a casa de Deus, escandaliza a igreja de Cristo, e ainda quer que todos sejam como ele, e ainda se intitula filho de Deus, amado você precisa primeiro aprofundar-se na videira verdadeira, cresça primeiro para baixo depois para cima.
Devemos primeiro ser servo e depois sermos abençoados, tem pessoas que querem ser abençoados e depois servir, crentes sem raiz profunda não sobrevivem, pois não resistem as tentações, as perseguições e veem defeito em tudo.
Humilhai-vos diante da potente mão de Deus.
Que todos possam crescer como o cedro no Líbano.
Pr Luis Nascimento
Igreja Missionária Nova Jerusalém.
Capanema - Pará
Devemos primeiro ser servo e depois sermos abençoados, tem pessoas que querem ser abençoados e depois servir, crentes sem raiz profunda não sobrevivem, pois não resistem as tentações, as perseguições e veem defeito em tudo.
Humilhai-vos diante da potente mão de Deus.
Que todos possam crescer como o cedro no Líbano.
Pr Luis Nascimento
Igreja Missionária Nova Jerusalém.
Capanema - Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário