TEXTO: Sl 137. 1-6 - Junto aos rios da Babilônia nos assentamos e choramos, lembrando-nos de Sião. Nos salgueiros, que há no meio dela, penduramos as nossas harpas. Porquanto aqueles que nos levaram cativos nos pediam uma canção; e os que nos destruíram, que os alegrássemos, dizendo: Cantai-nos um dos cânticos de Sião. Mas como entoaremos o cântico do SENHOR em terra estranha? Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha destra da sua destreza. Apegue-se-me a língua ao paladar se me não lembrar de ti, se não preferir Jerusalém à minha maior alegria.
SIÃO: lugar da morada de Deus, também conhecida como: cidade de Davi, cidade da Paz e Jerusalém. Sião era cercado de montes que formavam uma fortaleza natural ao seu redor contra os seus invasores. O Monte Sião, também chamado cidade Superior, foi um termo usado pelos profetas para designar o templo do Senhor ou a parte da cidade ocupada por esse templo.
Os montes em volta de Jerusalém possuíam uma altura media de mais ou menos 700 metros de altura, no entanto vários acontecimentos e catástrofes ocorridos em diferentes épocas modificaram a atual forma da cidade santa (Jerusalém ou Sião).
CIDADE DE DAVI – os primeiros habitantes de Jerusalém, foram os Jebuseus, estes desafiaram a Davi, porem Davi as conquistou e rotulou-a de cidade de Davi: II Sm 5.7.
SIÃO LUGAR DE CONFIANÇA E SEGURANÇA, em Sião, o povo se sentia seguro, pois alem de possuir os montes ao redor Sião possuía o exercito de Davi que era temido pelos inimigos. Assim também Sião representa a Igreja que tem o Senhor ao seu redor para lhe proteger: Sl 125.1,2.
SIÂO LUGAR DE BENÇÃOS.
Foi em Sião que o Senhor ordenou a benção e a vida. Não importa o que aconteça, que lutas ou problemas ou tribulação venham, pois hão de passar, porque ali é lugar de bênçãos. Sl 133.3; Sl 134.3; Sl 51.18; Sl 128.5.
SIÃO MORADA DE DEUS.
Se Deus mora e está presente nesse lugar não há promessa maior e, mas segura que esta Ele vive ali, sua gloria se manifesta, não há lugar para o mal. Is 8.18; Sl 9.11; Sl 76.2.
SIÃO LUGAR DE ALEGRIA
Se o Senhor mora neste lugar, se já ordenou a benção e a vida, se prometeu proteção e segurança, esse lugar é cheio de felicidade, lugar de alegria. Sl 48.2,11; Sl 9.11a
CONCLUSÃO:
Mas o que Sião tem haver comigo? Pode-se pensar. O escritor aos Hebreus responde: “mas vós chegastes ao monte de Sião, e a cidade do Deus vivo, a Jerusalém Celestial e aos muitos milhares de anjos” Hb 12.22.
O cristão salvo e lavado pelo sangue de Jesus (o Cordeiro), mora em um novo endereço: JERUSALÉM CELESTIAL e nesse novo endereço encontramos as mesmas bênçãos destinadas a Sião: confiança, segurança, presença constante do Deus vivo e alegria exuberante e constante.
Deixe Deus administrar sua vida, seus negócios, seu trabalho, seu dia a dia, seu tempo, reivindique o novo endereço e mude-se para a celestial Sião e verá como será diferente, aqui mesmo na terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário