Deus sempre nos incentivou a termos fé, disse que sem fé é impossível agradá-lo, sem fé o homem jamais verá a Ele. Então devemos fazer tudo por fé para agradar a Deus.
trago-vos este estudo Bíblico para edificação da vossa fé em Cristo Jesus.
Que acontece quando a Fé acaba?
1º - O crente deixa de levar a Serio:
a) As verdades,
b) As exortações
c) As advertências
d) As promessas e os ensinamentos da palavra do Senhor.
- AS VERDADES, o Profeta Ósseas, nos mostra que Deus sempre está nos mostrando a verdade, e aqueles que deixam a verdade o Senhor tem uma contenda com ele, Israel era filho mas sempre deixou as verdades de lado para andar, segundo outros deuses. ISSO só acontece quando a fé acaba.
Leia: "OUVI a palavra do SENHOR, vós filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus." (Oséias 4:1.) "Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém." (Romanos 1:25).
- AS EXORTAÇÕES: O crente deixa de recebê-la com alegria e passa a não suportar mais, acha que tudo falado é para ele, então fala do pastor, do dirigente, outros...., esquecendo que Deus sempre será o mesmo aquele que sonda os corações, conhecendo toda a nossa vida. ISSO só acontece quando a fé acaba.
Leia: " Rogo-vos, porém, irmãos, que suporteis a palavra desta exortação; porque abreviadamente vos escrevi." (Hebreus 13:22). "E, quando a leram, alegraram-se pela exortação." (Atos 15:31).
- AS ADVERTÊNCIAS: sempre o Senhor advertiu seu povo sobre todas as coisas que não trazem futuro nenhum para sua vida cristã, se voltarmos na historia do povo de Israel no tempo de Moisés, veremos no capitulo 32 de Êxodo, quando o povo se corrompeu e adoraram um bezerro de ouro, qual foi o fim dos que adoraram aquele bezerro? a morte, isto serviu de advertência para os demais, bem como no capitulo 16 de Números, lemos sobre a rebelião de Corá, Datã e Abirão. Isto também serviu de advertência para o povo.
Leia: "MAS vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu." (Êxodo 32:1). " E depressa se tem desviado do caminho que eu lhe tinha ordenado; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: Este é o teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito." (Êxodo 32:8). " E a terra abriu a sua boca, e os tragou com Coré, quando morreu aquele grupo; quando o fogo consumiu duzentos e cinqüenta homens, os quais serviram de advertência." (Números 26:10). " E rejeitaram os seus estatutos, e a sua aliança que fizera com seus pais, como também as suas advertências, com que protestara contra eles; e seguiram a vaidade, e tornaram-se vãos; como também seguiram as nações, que estavam ao redor deles, das quais o SENHOR lhes tinha ordenado que não as imitassem." (II Reis 17:15).
- AS PROMESSAS: achamos que Deus esqueceu as promessas que prometeram muitas delas demoram um pouco, por isso nossa atitude vai mudando, quando alguém é usado por Deus, para renovar suas promessas isso nos dá uma incerteza devido nossa fé está acabando. (Vamos ler: Jo 5.44-47).
2º - As realidades do mundo chegam a ser maiores do que as do Reino de Deus, o crente deixa paulatinamente de aproximar-se de Deus através de Cristo, tornando-se mais tolerante ao pecado por causa da aparência enganosas, esquecendo-se que os impuros não herdarão o reino dos céus.
Ler: Hb 7.19,25; ICo 6.9-10.
3º - Leva ao endurecimento do Coração. (Ler: Hb 3.12; Hb 3.8,13)
4º - Rejeita os caminhos do Senhor, torna-se desobediente, deixando que a voz do Senhor não encontre mais guarida no coração. Ler: Hb 3.7,15.
5º - Não ouve mais a voz do Espírito Santo, e despreza todas as profecias. Ler: ITs 5.19-20;
Por fim o Espírito Santo se entristece, o fogo se extingue e o seu templo é profanado, e finalmente, Ele se afasta daqueles que antes eram crentes. Ler: Ef 4.30; ICo 3.16; Hb 13.14.
Finalizando, O crente que está na direção de Deus, ou melhor, que deixa Deus dirigir sua vida ele recebe vários benefícios em sua vida:
- O Espírito do Senhor vem sobre ele ungindo-o
- Ele profetiza.
- Ele é transformado em um novo homem.
- Deus estará com ele.
- Deus dará um novo coração
- Recebe promessa de ser fortalecido pelo braço do Senhor.
- Seus inimigos serão derrotados.
- Por fim obtém continua fidelidade e misericórdia de Deus.
Para meditar: " E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados." (Mateus 9:2). " Não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas porque somos cooperadores de vosso gozo; porque pela fé estais em pé." (II Corintios 1:24). " Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11:6).
Que Deus continue abençoando tu e toda a tua casa.
Diácono: Luis Nascimento
91-3462-4500, 91-8185-5037.
Nenhum comentário:
Postar um comentário