TEMA: AS TRÊS PRINCIPAIS FESTAS DO POVO HEBREU.
TEXTO: Dt 16.1,10,13 Guarda o mês de abibe e celebra a Páscoa ao SENHOR, teu Deus; porque, no mês de abibe, o SENHOR, teu Deus, te tirou do Egito, de noite. Depois, celebrarás a Festa das Semanas ao SENHOR, teu Deus; o que deres será tributo voluntário da tua mão, segundo o SENHOR, teu Deus, te tiver abençoado.. A Festa dos Tabernáculos guardarás sete dias, quando colheres da tua eira e do teu lagar.
1ª FESTA: PASCÔA;
v NO DÉCIMO QUARTO DIA DE ABIBE, NA PRIMAVERA, NO MÊS QUE CORRESPONDE A MARÇO/ABRIL, O POVO DEVIA CELEBRAR A NOITE EM QUE O SENHOR PASSOU SOBRE AS CASAS DOS ISRAELITAS QUE TINHAM SIDO ASPERGIDAS COM SANGUE DO CORDEIRO. NOITE ESTA EM QUE OS PRIMOGENITOS DOS ISRAELITAS FORAM POUPADOS DA MORTE. ( Ex 12.1-28; ICo 5.7).
DESDE QUE ISRAEL PARTIU DO EGITO CERCA DE 1445 a.C., CELEBRA A PASCÔA EM DATA APROXIMADA DA SEXTA FEIRA SANTA.
QUANDO DEUS OUVIU O CLAMOR DO POVO NO EGITO, ENVIOU MOISÉS A FARAÓ DIZENDO: “DEIXA IR MEU POVO”. PARA CONSCIENTIZAR FARAÓ DA SERIEDADE DESSA MENSAGEM DA PARTE DO SENHOR, MOISÉS MEDIANTE O PODER DE DEUS, INVOCOU PRAGAS COMO JULGAMENTO CONTRA O EGITO.
NOVE PRAGAS AFLIGIRAM O EGITO E FARAÓ NÃO CUMPRIA COM O QUE PROMETERA: “DEIXAR SAIR O POVO DE DEUS”, ENTÃO O TODO PODEROSO DEU UMA ORDEM ENVIARIA UM ANJO PARA ELIMINAR TODOS OS PRIMOGENITOS DESDE HOMENS ATÉ ANIMAIS, MAS COMO ELIMINAR TODOS SEM ATINGIR OS HEBREUS?.
DEUS ENTÃO ORDENOU QUE CADA FAMILIA TOMASE UM CORDEIRO DO REBANHO, MAS NÃO SERIA UM CORDEIRO QUALQUER.
CARACTERISTICAS DESSE CORDEIRO:
1. TINHA QUE SER MACHO
2. DA IDADE DE UM ANO.
3. SEM DEFEITO.
4. DEVERIA SER ASSADO E SERVIDO, COM ERVAS AMARGOSAS E PÃES ASMOS. (SEM FERMENTO).
5. TERIAM QUE ESPERAR ATÉ O CAIR DA TARDE PARA SACRIFICAR O CORDEIRO, (ACONTECEU NO 14º DIA DO MÊS DE abibe) ENTRE MARÇO/ABRIL.
O SANGUE DEVERIA SER PASSADO NOS UMBRAIS DA PORTA DE CADA CASA DOS HEBREUS. ASSIM QUANDO O ANJO PASSASSE, E VISSE O SANGUE PULARIA AQUELA CASA, DAÍ O SIGNIFICADO: PASCÔA QUE QUER DIZER: PULAR ALEM DA MARCA OU PASSAR POR CIMA OU POUPAR.
OS PRIMOGENITOS DOS ISRAELITAS FORAM POUPADOS, MAS DOS EGÍPCIOS NÃO, TODOS MORERAM, AQUELE DIA FICOU MARCADO NA HISTORIA DE ISRAEL, POIS O POVO NUNCA ESQUECEU OS GRANDES FEITOS DO SENHOR TODO PODEROSSO PARA COM ELES NA TERRA DO EGITO.
COMO DEUS PELO SANGUE ASPERGIDO NOS UNBRAIS DAS PORTAS DOS HEBREUS DEU VITÓRIA PARA SEU POVO, DIANTE DESTE FEITO, SE COMEMORA EM ISRAEL ATÉ OS DIAS DE HOJE A PASCÔA.
2ª FESTA: DO PENTECOSTES (Ex 23.16; Lv 23.15-22)
v TAMBÉM CHAMADA FESTA DAS SEMANAS, FESTA DA SEGA, O DIA DAS PRIMICIAS Nm 28.26. FOI A FESTA ESCOLHIDA PARA DEDICAR E CONSAGRAR AS PRIMEIRAS FRUTAS DA COLHEITA DA CEVADA (TRIGO). OCORIA SETE SEMANAS ISTO É 50 DIAS DEPOIS DA FESTA DA PASCÔA. VALE RESSALTAR QUE A COLHEITA COMEÇAVA UM DIA DEPOIS DO SABADO DO FINAL DA FESTA DA PASCÔA, OS PRIMEIROS FRUTOS ERAM ENTREGUE AO SACERDOTE.
3ª FESTA: TABERNÁCULOS Dt 16.13-17
v INICIO: LOGO DEPOIS DA FESTA DO PENTECOSTES, DURAÇÃO: 7 DIAS, QUEM PODERIA PARTICIPAR: TODOS: PAI, MÃE, FILHOS, SERVOS, SERVAS, E LEVITAS, O ESTRANGEIRO, O ORFÃO E A VIUVA.
v NINGUEM PODERIA SE APRESENTAR DE MÃOS VAZIAS, TODO O POVO DEVERIA PERMANECER EM CABANAS OU TENDAS.
v MOTIVO: COMEMORAR A LIBERTAÇÃO E PROTEÇÃO DE DEUS DURANTE A PEREGRINAÇÃO NO DESERTO. Lv 23.43 ALÉM DE ALEGRAR-SE PELO FIM DA COLHEITA. Lv 23.39.
v COMEMORAVA-SE AS JORNADAS DE ISRAEL DEPOIS DO EXODO, SUA PEREGRINAÇÃO NO DESERTO QUANDO OS JUDEUS MORAVAM EM TENDAS OU TABERNACULOS, SOB OS CUIDADOS DE DEUS Zc 14.16-19.
EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE TABERNÁCULOS:
a) NÁUTICO: LOCAL ONDE O COMANDANTE COMANDA OS SUBORDINADOS.
b) SACRÁRIO: PARTE DA SINAGOGA ONDE SE GUARDAM OS LIVROS SAGRADOS.
c) DO SENHOR: LOCAL ONDE ERA COLOCADA A ARCA SAGRADA.
d) ETERNO: O CÉU.
O TABERNÁCULO DO SENHOR OU CASA DE DEUS. Ex25.9.
NO ANTIGO TESTAMENTO, O TABERNÁCULO ERA SIMBOLIZADO POR TENDA. ESTA TENDA TEVE UM SIMBOLISMO MUITO IMPORTANTE PARA O TABERNÁCULO EXISTENTE HOJE.
NO VELHO TESTAMENTO, AS COBERTAS ERAM SUSTENTADAS POR ESTACAS.
MATERIAL USADO NA COBERTURA: Ex 25.4-5
- PELOS DE CABRAS.
- PELES DE CARNEIROS.
- PELES DE TEXUGO.
- TINTAS DE COR VERMELHA.
O TABERNÁCULO ERA UM SANTUÁRIO: LUGAR SEPARADO PARA O SENHOR HABITAR ENTRE SEU POVO E ENCONTRAR-SE COM OS SEUS. Ex 29.45,46; Nm 5.3; Ez 43.7,9. ERA O LUGAR ONDE A GLÓRIA DE DEUS ESTAVA DE DIA E DE NOITE, O POVO ERA GUIDO PELA GLÓRIA DO SENHOR.
O TABERNÁCULO ERA CHAMADO TAMBEM DE: O TABERNÁCULO DO TESTEMUNHO (Ex 38.21), POR QUE CONTINHA AS LEIS DO SENHOR. OS DEZ MANDAMENTOS LEMBRAVAM SEMPRE AO POVO, DA SANTIDADE DE DEUS E DAS SUAS LEIS SOBRE O VIVER DO POVO ESCOLHIDO.
NO TABERNÁCULO ERA LUGAR DE BENÇÃO. O LUGAR ONDE DEUS CONCEDIA O PERDÃO DOS PECADOS MEDIANTE O SACRIFÍCIO VICÁRIO (Ex 29.10-14), ESSE SACRIFÍCIO TIPIFICAVA O PERFEITO SACRIFÍCIO DE CRISTO NA CRUZ PELOS PECADOS DA RAÇA HUMANA. Hb 8.1,2; 9.11-14.
O TABERNÁCULO, FALAVA DO CÉU. ISTO É O TABERNÁCULO ETERNO, ONDE CRISTO NOSSO SUMO SACERDOTE ETERNO, VIVE ETERNAMENTE PARA INTERCEDER POR NÓS Hb 9.11,12,24-28.
TABERNÁCULO TAMBÉM FALA DE REDENÇÃO, DA REDENÇÃO ETERNA, FINAL, QUANDO ENTÃO HAVERÁ NOVO CÉU E NOVA TERRA. I. E. , O TABERNÁCULO DE DEUS COM OS HOMENS, POIS COM ELES HABITARÁ, E ELES SERÃO O SEU POVO, E O MESMO DEUS ESTARÁ COM ELES. Ap 21.3.
HOJE O TABERNÁCULO DE DEUS, SE CHAMA HOMEM: Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? ICo 3.16. V 17 Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.
MEDITE BEM PENSE ANÁLISE, VEJA SE VOCÊ VERDADEIRAMENTE É UM TABERNÁCULO DE DEUS.
QUE DEUS EM CRISTO JESUS TE ABENÇOE.
DIACONO: LUIS NASCIMENTO
Muito bom o texto, bem explicado. Deus vos abençoes pastor Luiz!
ResponderExcluirobrigado meu amado pastor que o senhor faça bom proveito deste projeto que e resgatar almas para o reino de Deus, quando puder se inscreva no blog ok. Deus abençoe teu ministerio.
ExcluirMuito bom, amém
ResponderExcluir