TEXTO Tg - 1.12-18 Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.
Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Não erreis, meus amados irmãos. Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.
Tentação, é o estimulo ou indução a um ato que pareça atraente, ainda que seja inapropriado, contra normas ou convenção social sendo consequentemente proibido.
A tentação pode estar presente no próprio objeto de desejo ou modo como este é apresentado, ou ainda na indução por parte de outrem através de métodos tão diversos como elogios, pedidos, bajulaçao, etc..., isto é, Tentação, é quando você se sente atraído por algo, objeto de seu desejo.