quinta-feira, 10 de março de 2011

SIÃO LUGAR DE BENÇÃO

TEXTO: Sl 137. 1-6 - Junto aos rios da Babilônia nos assentamos e choramos, lembrando-nos de Sião. Nos salgueiros, que há no meio dela, penduramos as nossas harpas. Porquanto aqueles que nos levaram cativos nos pediam uma canção; e os que nos destruíram, que os alegrássemos, dizendo: Cantai-nos um dos cânticos de Sião. Mas como entoaremos o cântico do SENHOR em terra estranha? Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha destra da sua destreza. Apegue-se-me a língua ao paladar se me não lembrar de ti, se não preferir Jerusalém à minha maior alegria.

SIÃO: lugar da morada de Deus, também conhecida como: cidade de Davi, cidade da Paz e Jerusalém. Sião era cercado de montes que formavam uma fortaleza natural ao seu redor contra os seus invasores. O Monte Sião, também chamado cidade Superior, foi  um termo usado pelos profetas para designar o templo do Senhor ou a parte da cidade ocupada por esse templo.
Os montes em volta de Jerusalém possuíam uma altura media de mais ou menos 700 metros de altura, no entanto vários acontecimentos e catástrofes ocorridos em diferentes épocas modificaram a atual forma da cidade santa (Jerusalém ou Sião).

CIDADE DE DAVI os primeiros habitantes de Jerusalém, foram os Jebuseus, estes desafiaram a Davi, porem Davi as conquistou e rotulou-a de cidade de Davi: II Sm 5.7.

SIÃO LUGAR DE CONFIANÇA E SEGURANÇA, em Sião, o povo se sentia seguro, pois alem de possuir os montes ao redor Sião possuía o exercito de Davi que era temido pelos inimigos. Assim também Sião representa a Igreja que tem o Senhor ao seu redor para lhe proteger: Sl 125.1,2.

SIÂO LUGAR DE BENÇÃOS.
Foi em Sião que o Senhor ordenou a benção e a vida. Não importa o que aconteça, que lutas ou problemas ou tribulação venham, pois hão de passar, porque ali é lugar de bênçãos. Sl 133.3; Sl 134.3; Sl 51.18; Sl 128.5.

SIÃO MORADA DE DEUS.
Se Deus mora e está presente nesse lugar não há promessa maior e, mas segura que esta Ele vive ali, sua gloria se manifesta, não há lugar para o mal. Is 8.18; Sl 9.11; Sl 76.2.

SIÃO LUGAR DE ALEGRIA
Se o Senhor mora neste lugar, se já ordenou a benção e a vida, se prometeu proteção e segurança, esse lugar é cheio de felicidade, lugar de alegria. Sl 48.2,11; Sl 9.11a




CONCLUSÃO:
Mas o que Sião tem haver comigo? Pode-se pensar. O escritor aos Hebreus responde: “mas vós chegastes ao monte de Sião, e a cidade do Deus vivo, a Jerusalém Celestial e aos muitos milhares de anjos” Hb 12.22.
O cristão salvo e lavado pelo sangue de Jesus (o Cordeiro), mora em um novo endereço: JERUSALÉM CELESTIAL e nesse novo endereço encontramos as mesmas bênçãos destinadas a Sião: confiança, segurança, presença constante do Deus vivo e alegria exuberante e constante.
Deixe Deus administrar sua vida, seus negócios, seu trabalho, seu dia a dia, seu tempo, reivindique o novo endereço e mude-se para a celestial Sião e verá como será diferente, aqui mesmo na terra.

terça-feira, 8 de março de 2011

QUATRO MOTIVOS PARA VOCÊ LOUVAR A DEUS.

“QUATRO MOTIVOS PARA VOCÊ LOUVAR A DEUS”
TEXTO: Sl 136.1-4
LOUVAI AO SENHOR POR QUÊ?
1º - Ele é bom: (V.1)
"Porque o SENHOR é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração." Salmos 100.5.
MISSERICORDIA: qualidade que leva a ter compaixão ou dó, graça ou perdão concedido por mera bondade aos que poderiam ser punidos.
"Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia." Salmos 34.8.
"Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniqüidade, e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade." Miquéias 7.18
"Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?" Miquéias 6.8.
Quem poderia alem de Deus possuir um amor incalculável assim?
"Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos." João 15.13.
E o que dizer de Jo 3.16.
Revela o coração e propósito de Deus para com a humanidade. O amor de Deus é suficientemente imenso para abranger o mundo todo e todos os homens. "Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade." I Timóteo 2.4. Deu seu filho como oferenda na cruz por nossos pecados, isto foi uma ação voluntaria e não obrigação: medite I Jo 4.10; Rm 8.32, vida eterna esta é a dádiva que Deus outorga ao homem quando este nasce de novo. Você poderia louvar a Deus por este motivo?

2º - PORQUE ELE É O DEUS DOS DEUSES. (V.2)
"Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?" Números 23.19. "Pois o SENHOR vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas;" Deuteronômio 10.17. "E a casa que estou para edificar há de ser grande; porque o nosso Deus é maior do que todos os deuses." II Crônicas 2.5. Salomão, na dedicação do templo orou da seguinte forma: II Cr 6.14
Leia também: Sl 18.31; Sl 46.10; Sl 86.10; Is 44.8; Is 45.22, não há outro Deus que possa salvar o homem deste mundo, alem do Deus todo poderoso, então louve ao Senhor com todo o seu coração.

3º - PORQUE SÓ FAZ MARAVILHAS. (V.4)
Sl 86.10 – porque tu és grande e operas maravilhas...
·        Travessia do mar vermelho, Ex 14.21-22.
·        Queda das muralhas de Jericó, Js 6.20-27
·        Daniel na cova com os leões, Dn 6.15-16
·        Fez o sol e a lua pararem, Js 10.12-14
·        Os três jovens na fornalha de fogo ardente, Dn 3.13-26
·        Elias e os 450 profetas de baal, e os 400 profetas de Asera, I Rs 18.1-19.
·        A mulher com fluxo de sangue, Mt 9.18-26
·        E tantas outras maravilhas que realizou que se fossemos relatar teríamos que utilizar infinitas paginas. Mas a maior maravilha que Ele realizou pra mim e pra você foi à salvação de nossa alma, o resgate de minha vida e da sua, então você tem, mas um motivo para louvar o Senhor, pelas suas maravilhas.

4º - PORQUE ELE É O SENHOR DOS SENHORES. (V.3)
"Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e glorifico ao Rei do céu; porque todas as suas obras são verdade, e os seus caminhos juízo, e pode humilhar aos que andam na soberba." Daniel 4.37, estas palavras do rei Nabucodonosor, exaltando o nome do Senhor, escreveu depois de ter passado momentos terríveis em sua vida quando foi transformado em um animal depois de ter se exaltado perante o Senhor dos senhores.
E o que dizer do rei Belsazar, quando utilizou os utensílios da casa do Senhor, em seu bel prazer mundano em uma festa Deus contou seu reino e o acabou Dn 5.1-28.
1.   José governador do Egito. Gn 37 começa a careira vitoriosa de um homem de Deus, Gn 41, José é elevado ao cargo mais alto do Egito.
Meu querido (a) amado (a), irmão, leitor, você tem todos os motivos para louvar e engrandecer o nome desse Deus que é soberano sobre todas as coisas, pois Ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Então louve e axalte o Deus de Abraão, Isaque e Jacó.

Diacono: Luis Nascimento
Capanema - Pará

domingo, 6 de março de 2011

SEDES VIGILANTES, ELE VEM

“SEDES VIGILANTES, ELE VEM”
TEXTO: Ap 3.11 – Eis que venho sem demora; Guarda o que tens, para que ninguém tome tua coroa.

INTRODUÇÃO:
         Os cristãos têm diferentes habilidades, dons, experiências e maturidade. Deus não espera de todos nós uma igualdade na maneira de ser e de agir, mas o que Ele realmente espera é que guardamos aquilo que temos e perseveremos no uso de nossos recursos a favor da sua obra.
         Os moradores de Filadélfia foram elogiados pelo esforço em obedecer (Ap 3.8), e encorajados a se apegar a qualquer força que pudessem ter.
         Você pode ser um novo crente e sentir que sua fé e sua força espiritual são pequenas.
         Use o que você tem para viver para Cristo, e Deus elogiará seu esforço.
         O que significa vigiar: observar, olhar com bastante atenção, espreitar, tomar cuidado, estar acordado, atento, velar, acautelar-se e cuidar-se.
         Vigilante: que ou aquele que vigia.
"SOBRE a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que falará a mim, e o que eu responderei quando eu for argüido (acusado)." (Habacuque 2:1)
"E clamou: Um leão, meu Senhor! Sobre a torre de vigia estou em pé continuamente de dia, e de guarda me ponho noites inteiras."(Isaías 21:8)
         Vigias ou Atalaias – são os primeiros a ver o perigo que se aproxima.
Deles dependem a segurança, se falhar há invasão de território por parte dos inimigos.

“Qualidade dos que estão atentos”
v Estar de pé. ("E clamou: Um leão, meu Senhor! Sobre a torre de vigia estou em pé continuamente de dia, e de guarda me ponho noites inteiras." Isaías 21:8).
v Olhar atentamente, ("Vai, põe uma sentinela, e ela que diga o que vir." Isaías 21:6).
v Tomar cuidado, ("11 - Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa." Apocalipse 3:11).
Leia Mt 25.1, Parábola das Dez virgens, Jesus contou varias parábolas para esclarecer o que significa estar prontos para o seu retorno e como devemos viver até que Ele venha.
         Somos responsáveis por nossa condição espiritual, (Mt 25.1-13)
A parábola dos talentos nos mostra a necessidades de usarmos bem aquilo que Deus nos confiou. (Mt 25.14-30).
         No antigo testamento a separação era uma exigência continua de Deus para seu povo. (Lv 11.44; Dt 7.3; Ed 9.2).


1.   Devemos ser santo,
2.   Devemos ser diferentes,
3.   Devemos ser separados de todos quantos não professam o nome do Senhor.
4.   Neste mundo somos forasteiro e peregrinos. (Hb 11.13; IPe 2.11).
5.   Não devemos pertencer ao mundo. (Jo 15.19).
6.   Não devemos nos conformar com este mundo. (Rm 12.2).
7.   Não devemos amar o mundo. (IJo 2.15).
8.   Devemos vencer o mundo. (Ap 3.5).
9.   Odiar a iniqüidade do mundo (Hb 1.9).
10.   Morrer para o mundo. (Gl 6.14)
11.   Ser liberto do mundo. (Cl 1.13; Gl 1.4)
 Se amarmos o mundo significa:
ü Corromper nossa comunhão com Deus, isto leva a destruição espiritual.
ü Estar em estreita comunhão com ele e dedicar-se aos seus valores, interesses, caminhos e prazeres. Ter prazer e satisfação naquilo que ofende a Deus e que se opõe a Deus. (IJo 2.16).

Três aspectos hostis a Deus
1ª - A concupiscência da carne que são:
a)   Os desejos impuros,
b)  A busca dos prazeres pecaminosos,
c)   E a gratificação sensual. (ICo 6.18; Fp 3.19; Tg 1.14)   

2ª – A concupiscência dos olhos:
a)   Cobiça ou desejo por coisas atraentes aos olhos, mas proibidas para Deus. Inclusive de olhar para o que é pecaminoso. (Ex 20.17).

3ª – A soberba da vida:
1.   Espírito de arrogância, orgulho, independência, auto-suficiência que não conhece a Deus como Senhor nem sua palavra como autoridade suprema. (Tg 4.16).

Concluindo:
         Nós não devemos ter comunhão com o mundo nem com aqueles que vivem o sistema iníquo do mundo (Mt 9.11; IICo 6.14), devemos reprovar abertamente o pecado (Jo 15.19), satanás usa o mundo para destruir o santuário do Espírito Santo de Deus, que somos nós, mas o cristão ligado com Deus está vigilante, atento as ciladas do inimigo, se afastando do mundo não será abalado porque está escrito que somos mais que vencedores por aquele que nos fortalece. Pela Fé somos salvos da ira de Deus.(Rm 8.37; Sl 44.5; Ap 3.12; Hb 11.33).

Que Deus na sua infinita misericórdia te abençoe e te guarde.
Diácono: Luis Nascimento
Capanema – Pará, 91-3462-4500; 81855037.

sábado, 5 de março de 2011

O PADRÃO DO RELACIONAMENTO PESSOAL COM DEUS.

INTRODUÇÃO,
    Relacionamento: ato de união entre duas ou mais pessoas ou objetos, isto é tornar-se companheiros ou amigos; há varios tipos de relacionamento pessoal: o PESSOAL, PROFISSIONAL, CONJUGAL, e outros................. .
   CONJUGAL: é aquele que há entre um homem e uma mulher quando há ennlaço matrimonial (familia).
   PROFISSIONAL: é o relacionamento que há entre os profissionais ou empregados de uma mesma empresa.
   PESSOAL: é o relacionamento entre amigos ou membros de uma comunidade, como exemplo a Igreja. Em um relacionamento pessoal existem padrões, a serem, seguidos que são:
1 - Respeito a Deus: leia livro de Exodo Cap. 20.7, tomarás o nome do Senhor em vão.
2 - Respeito ao próximo: Ex. 20.16, Não dirás falso testunho contr teu próximo.
3 - O respeito a liberdade Cristã, I Corintios 6:12, Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
obs: a vida cristã nao se resume apenas em nossa comunhao com Deus, mas tambem no relacionamento entre irmãos.
Salmos 133:1 OH! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.
Hebreus 13:1, PERMANEÇA o amor fraternal.
N a igreja primitiva todos se consideravam como irmãos em Cristo e assim se tratavam. I Tessalonicenses 4:9-10, Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros; Porque também já assim o fazeis para com todos os irmãos que estão por toda a Macedônia. Exortamo-vos, porém, a que ainda nisto aumenteis cada vez mais.
I Pedro 1:22 - Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro; II Pedro 1:7 - E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade.

CONCLUSÃO:
A fraternidade cristã provoca um belo relacionamento entre o Pai o Filho e o Espirito Santo; a medida que participamos da Graça deCristo, somos todos feitos juntamente com Ele, filhos e filhas, e co-herdeiros das bençãos do Pai, por causa dessa fraternal união somos ensinados pelo Pai a amar-nos uns aos outros.
Leia Jo 15.12, e medite bem nesta leitura e viva com amor fraternal entre voce e sua familia, igreja, comunidade e outros.

QUE DEUS EM CRISTO JESUS CONTINUE DERRAMANDO SUAS BENÇÃOS SOBRE SUA CASA.

DIACONO: Luis Nascimento
Capanema, Pará  91-3462-4500, 81855037.

FÉ ALIMENTO INDISPENSÁVEL PARA O CRENTE.

     Deus sempre nos incentivou a termos fé, disse que sem fé é impossível agradá-lo, sem fé o homem jamais verá a Ele. Então devemos fazer tudo por fé para agradar a Deus.
trago-vos este estudo Bíblico para edificação da vossa fé em Cristo Jesus.

Que acontece quando a Fé acaba?
- O crente deixa de levar a Serio:
a) As verdades,
b) As exortações
c) As advertências
d) As promessas e os ensinamentos da palavra do Senhor.
  • AS VERDADES, o Profeta Ósseas, nos mostra que Deus sempre está nos mostrando a verdade, e aqueles que deixam a verdade o Senhor tem uma contenda com ele, Israel era filho mas sempre deixou as verdades de lado para andar, segundo outros deuses. ISSO só acontece quando a fé acaba.
Leia: "OUVI a palavra do SENHOR, vós filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus." (Oséias 4:1.) "Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém." (Romanos 1:25).

  • AS EXORTAÇÕES: O crente deixa de recebê-la com alegria e passa a não suportar mais, acha que tudo falado é para ele, então fala do pastor, do dirigente, outros...., esquecendo que Deus sempre será o mesmo aquele que sonda os corações, conhecendo toda a nossa vida. ISSO só acontece quando a fé acaba.
Leia: " Rogo-vos, porém, irmãos, que suporteis a palavra desta exortação; porque abreviadamente vos escrevi." (Hebreus 13:22). "E, quando a leram, alegraram-se pela exortação." (Atos 15:31).

  • AS ADVERTÊNCIAS: sempre o Senhor advertiu seu povo sobre todas as coisas que não trazem futuro nenhum para sua vida cristã, se voltarmos na historia do povo de Israel no tempo de Moisés, veremos no capitulo 32 de Êxodo, quando o povo se corrompeu e adoraram um bezerro de ouro, qual foi o fim dos que adoraram aquele bezerro? a morte, isto serviu de advertência para os demais, bem como no capitulo 16 de Números, lemos sobre a rebelião de Corá, Datã e Abirão. Isto também serviu de advertência para o povo.
Leia: "MAS vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu." (Êxodo 32:1). " E depressa se tem desviado do caminho que eu lhe tinha ordenado; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: Este é o teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito." (Êxodo 32:8). " E a terra abriu a sua boca, e os tragou com Coré, quando morreu aquele grupo; quando o fogo consumiu duzentos e cinqüenta homens, os quais serviram de advertência." (Números 26:10). " E rejeitaram os seus estatutos, e a sua aliança que fizera com seus pais, como também as suas advertências, com que protestara contra eles; e seguiram a vaidade, e tornaram-se vãos; como também seguiram as nações, que estavam ao redor deles, das quais o SENHOR lhes tinha ordenado que não as imitassem." (II Reis 17:15).

  • AS PROMESSAS: achamos que Deus esqueceu as promessas que prometeram muitas delas demoram um pouco, por isso nossa atitude vai mudando, quando alguém é usado por Deus, para renovar suas promessas isso nos dá uma incerteza devido nossa fé está acabando. (Vamos ler: Jo 5.44-47).
2º - As realidades do mundo chegam a ser maiores do que as do Reino de Deus, o crente deixa paulatinamente de aproximar-se de Deus através de Cristo, tornando-se mais tolerante ao pecado por causa da aparência enganosas, esquecendo-se que os impuros não herdarão o reino dos céus.
Ler: Hb 7.19,25; ICo 6.9-10.

3º - Leva ao endurecimento do Coração. (Ler: Hb 3.12; Hb 3.8,13)

4º - Rejeita os caminhos do Senhor, torna-se desobediente, deixando que a voz do Senhor não encontre mais guarida no coração. Ler: Hb 3.7,15.

5º - Não ouve mais a voz do Espírito Santo, e despreza todas as profecias. Ler: ITs 5.19-20;

Por fim o Espírito Santo se entristece, o fogo se extingue e o seu templo é profanado, e finalmente, Ele se afasta daqueles que antes eram crentes. Ler: Ef 4.30; ICo 3.16; Hb 13.14.

Finalizando, O crente que está na direção de Deus, ou melhor, que deixa Deus dirigir sua vida ele recebe vários benefícios em sua vida:
  • O Espírito do Senhor vem sobre ele ungindo-o
  • Ele profetiza.
  • Ele é transformado em um novo homem.
  • Deus estará com ele.
  • Deus dará um novo coração
  • Recebe promessa de ser fortalecido pelo braço do Senhor.
  • Seus inimigos serão derrotados.
  • Por fim obtém continua fidelidade e misericórdia de Deus.
Para meditar: " E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados." (Mateus 9:2). " Não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas porque somos cooperadores de vosso gozo; porque pela fé estais em pé." (II Corintios 1:24). " Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11:6).

Que Deus continue abençoando tu e toda a tua casa.
Diácono: Luis Nascimento
91-3462-4500, 91-8185-5037.