domingo, 14 de julho de 2019

SEGUIR A CRISTO



Lucas 9.57. Quando Jesus e os discípulos iam pelo caminho, um homem disse a Jesus: Eu estou pronto a seguir o senhor para qualquer lugar onde o senhor for.58 Então Jesus disse: As raposas têm as suas covas, e os pássaros, os seus ninhos. Mas o Filho do Homem não tem onde descansar. 59. Aí ele disse para outro homem: Venha comigo. Mas ele respondeu: Senhor, primeiro deixe que eu volte e sepulte o meu pai. 60 Jesus disse: Deixe que os mortos sepultem os seus mortos. Mas você vá e anuncie o Reino de Deus. 61. Outro homem disse: Eu seguirei o senhor, mas primeiro deixe que eu vá me despedir da minha família. 62 Jesus respondeu: Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus.

Nesta passagem bíblica nos deparamos com trés situações que encontramos no meio da igreja e até mesmo comigo; nossa palavra deve ter segurança Jesus nos conhece, sabe todos os nossos pensamentos, conhece nosso andar, nosso deitar, levantar e nosso falar. por isso devemos ter cuidado com nossa fidelidade para com Ele. precisamos conhecer melhor nosso limite de poder pessoal, nunca esquecer que somos falhos.

terça-feira, 28 de maio de 2019

COMUNHÃO INTIMA ENTRE DEUS E OS HOMENS

 COMUNHÃO: É UMA SINTONIA DE SENTIMENTOS, MODO DE PENSAR, AGIR E SENTIR.
  Comunhão, significa: partilhar experiencias e viver em união (IJo 1.3).

Jesus, sempre buscou uma forma de compartilhar suas boas obras com seu povo, uma dessas foi não nos deixar órfãos: nos mandou o Espirito Santo.

Vale declarar que aqui Ele inda não tinha essa "intima comunhão" com o povo, mas quando subiu ao céu e assentou-se a destra do Pai, assume a posição exaltada que tinha deixado ao vir nos libertar do jugo do pecado, daí, Ele da parte do seu Pai, derrama o Espirito Santo sobre seu povo (At 2.33; 16.7-14). Com esse ato iniciou uma intima comunhão com a sua igreja através do Espirito Santo, ficou mais próximo de nós e passou a nos revelar através de Espirito Santo o que Ele quer (Jo 16.14,15). Isso quer dizer: os benefícios redentores da salvação nos são mediadas pelo Espirito Santo (Rm 8.14-16; Gl 4.6).

sexta-feira, 10 de maio de 2019

NEGAR A SI MESMO (Final)

No capitulo 6 de Romanos, Paulo contesta a ideia errônea, de que os crentes podem continuar no pecado e ainda assim estarem livres da condenação eterna em virtude da graça e missericordia de Deus em Cristo. Paulo refuta essa distorção "antinomiana", "declaração que sob a dispensação do evangelho da graça, a lei moral é de nenhum valor da doutrina da graça, pondo em relevo uma verdade fundamental: o verdadeiro cristão demonstra esta em Cristo por estar morto para o pecado, quando ele confirma sua transportação da morte para a vida com Cristo Rm 6.2-12". 

O cristão genuíno, separou-se definitivamente do pecado, ele não continua a viver nele. Quem vive no pecado não pode ser um cristão genuíno IJo 3.4-10.
Paulo no capitulo 6 de Romanos confirma o verdadeiro viver do cristão, não se pode: viver no pecado sendo servo de satanás e ser servo de Cristo ao mesmo tempo (vv 11-13; 10-18), o cristão que vive no pecado, o fim dele é a morte eterna (vv 16, 23), o salario do pecado é a morte.

"TODO CRISTÃO, DEVE LUTAR CONTRA SATANÁS E OS PODERES DAS TREVAS" 
Essa luta é para: 
  1. engrandecer o reino de Deus resgatando almas das garras de satanás transferindo para a esfera da vida (IICo 10.4,5), nossa luta é contra as hostes espirituais da maldade (Ef 6.12), nossa guerra contra o mal, inclui o alinhamento de todos os nossos pensamentos com a vontade de Deus, Cristo e o Espirito Santo. Deixar permanecer em nossa mente, pensamentos contrários a santidade da Trina excelente sabedoria, e burrice e nos levará ao pecado e a morte espiritual (Rm 6.16,23; 8.13).
  2. devemos seguir uma linha de pensamentos ao senhorio de Cristo.
  3. saber que a mente, é um campo de batalha, Deus conhece todos os nossos pensamentos e de quem jamais nada poderá ser oculto Sl 94.11 - O Senhor conhece os pensamentos do homem, que são vaidade. (Sl 139.2,4,23,24). Lembre-se somos responsáveis diante de Cristo por carregar nossa cruz limpando nossos pensamentos e atitudes, quanto somos pelas nossas palavras e ações IICo 5.10; Ec 12.14; Mt 12.35-37; Rm 14.12. 
Nossa cruz e tao pesada quanto de Cristo, devemos sempre nos lembrar disso: ser Cristão não é brincadeira e coisa séria, o céu existe e você deve lutar pra chegar lá.

Que o Senhor continue te abençoando.

quinta-feira, 9 de maio de 2019

NEGAR A SI MESMO, LEVAR A PRÓPRIA CRUZ 1ª Parte


Lc 9.23 - 24 - Jesus dizia a todos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo", tome diariamente a sua cruz e siga-me.
Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a vida por minha causa, este a salvará.


Mc 8.34 - Jesus se dirigiu a multidão ou seja, não apenas aos discípulos, logo podemos entender que é uma questão de vida ou morte eterna. 
Negar-se a si mesmo(a), é uma sentença, vir após mim é uma expressão, significa: unir-se a mim; qual a razão disso? Jesus era seguido por multidões, mas andar literalmente atrás d'Ele não significa ser seu seguidor, é "necessário, negar-se a si mesmo (a)".
Como assim:
1 - Amar ao Senhor acima de tudo ou de todos;
2 - Dizer não a natureza humana decaída;
3 - Renunciar toda confiança em sua própria natureza 
4 - Dizer: "Jesus é o primeiro em todas as áreas da minha vida" (Mt 16.25; Mc 8.35; Lc 14.26; Fp 3.7) 

terça-feira, 7 de maio de 2019

É POSSÍVEL SER PERFEITO?

TEXTO: Gn 17.1b - Eu sou o teu Deus todo - poderoso; anda na minha presença e sê perfeito.

As vezes pensamos que Deus é de certa maneira injusto pedindo que nós sejamos perfeito.
Ele sabe que nascemos com natureza pecaminosa e que isso nos leva constantemente a errar.
Fazemos tantas coisas erradas na vida, então não há maneira de ser perfeito.
para entender o que significa ser perfeito para Deus vamos analisar a vida de alguns homens que a biblia descreve como perfeitos pra Ele:

sábado, 4 de maio de 2019

É Tempo de Fazer a Diferença


Texto Mq 7.1-10 -  Ai de mim! Porque estou como quando são colhidas as frutas do verão, como os rabiscos da vindima: não há cacho de uvas para chupar, nem figos temporãos que a minha alma deseja.
2 Pereceu da terra o piedoso, e não há entre os homens um que seja reto; todos espreitam para derramarem sangue; cada um caça a seu irmão com rede.
3 As suas mãos estão sobre o mal e o fazem diligentemente; o príncipe exige condenação, o juiz aceita suborno, o grande fala dos maus desejos de sua alma, e, assim, todos eles juntamente urdem a trama.

SINAIS PARA OS CRENTES 2º

3º - Pegar em serpentes ou Beber algo mortífero, não deve se transformar em ritual de "Ordálio" (prova de que Cristo está conosco), afim de comprovar nossa espiritualidade. São promessas para crentes que enfrentam semelhante perigos a serviço de Cristo, é pecado testar a Deus ariscando-se sem necessidade, exponde-se a perigos e perseguições (Mt 4.5-7; 10.23; 24.10-18).

São perigos que os crentes enfrentam na sua missão missionária, pode acontecer que alguém maldoso queira provocar dano para você e sem sua permissão eles podem colocar veneno dentro de um liquido ou acontecer você esta caminho e se deparar com uma situação que você tenha que enfrentar tal perigo como uma serpentes: Paulo não se exibiu ao sofrer o ataque da serpente (At 28.3-6). Não houve exibição de manuseio de serpentes como muitos pastores fazem por ai tentando ao Senhor, existem momentos que temos que escolher qual a melhor solução para o problema, muitos ao verem seu problema pensam logo no lado negativo: estou perdido, não vai dar certo, cade Deus, onde está Jesus, vou morrer, ora no caso de Paulo todos disseram este homem é maldito, pensaram vejam a serpente o mordeu agora vai morrer, nada aconteceu sabe porque? Paulo cria no Deus que ele servia, acredite você também tenha certeza que Deus sempre tem uma solução pro seu problema. "Tudo é Possível ao que crê"

quinta-feira, 2 de maio de 2019

SINAIS PARA OS CRENTES 1ª PARTE

Mc 16 .17-18 - E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes, e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes farão mal ou dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.

As escrituras ensinam, claramente que Cristo quer que seus seguidores operem milagres ao anunciarem o evangelho do reino de Deus. 

Estes Sinais:
1 - Expulsarão Demônios
2 - Falarão Novas Línguas
3 - Pegar em Serpentes
4 - Beber Coisa Mortífera
5 - Imposição de Mãos

HERESIOLOGIA




Definição - É o estudo das Heresias e Seitas.
Heresia - Doutrina contrária ao que foi definido pela Igreja em Matéria de Fé.
Seita     - Doutrina ou sistema divergente de opinião geral e seguida por muitos.           

Definição Evangélica
Heresia é toda doutrina que em matéria de fé sustenta opiniões contrárias às palavras de Deus.   Muitos crentes julgam desnecessário o estudo desta matéria, afirmando que não nos interessa estudar heresias, mas apenas a Palavra de Deus. Sem querer criticar os que pensam assim, dentre muitos motivos, julgamos alguns suficientes para nos levarem a estudar as religiões e seitas falsas. O seu estudo nos proporciona o seguinte: 
1 - Nos capacita a combatê-las - O Apóstolo Paulo conhecia as falsas doutrinas e foi um árduo lutador no seu combate. Precisamos conhecer o inimigo que vamos enfrentar. Quanto mais conhecemos suas táticas e sua natureza, mais teremos possibilidades de vencê-lo. Gl.1.7-9; I Tm.4.1. Porque? - Para estarmos preparados. Ef4.14; Hb13.9. De Deus vem o bom ensinamento - Dt32.1- 4. 
2 - Nos auxilia na Evangelização - Não sabemos quais os tipos de pessoas que vamos encontrar quando pregamos o Evangelho. Conhecendo suas armas (doutrinas) teremos maior facilidade para falar o amor de Deus. É necessário que o Cristão conheça a verdade para combater a mentira, daí dizer que além do conhecimento das seitas falsas o cristão deve possuir um bom conhecimento da Palavra de Deus. IIPe3.18; Ef4.15; I Pe.2.2. 
3 - Aumenta a nossa Fé - Quando nos deparamos com as doutrinas das falsas seitas, na maioria das vezes ridículas e sem fundamentos, temos mais segurança naquilo em que temos crido. II Tm.1.12; Hb11.6. 
4 - Aumenta a nossa responsabilidade - O Cristão é individualmente responsável pela busca do conhecimento da verdade e ao combate à mentira. Ser contrário ao erro e a mentira sem estar preparado é falta de responsabilidade cristã. Ef6.14-17; IITm2.15; ITm3.13-16.