O cativeiro babilônico havia terminado, mas a restauração do povo ainda não havia acontecido, o povo voltou para Jerusalém, mas não para Deus. Eles estavam fazendo a obra de Deus, mas não da maneira que agradava a Deus. os mais de 4.000 sacerdotes que haviam voltado com Zorobabel (Ed 2.36-39) encontravam-se em estado deplorável, na época de Neemias os sacerdotes deixaram o sacerdócio e foram para o campo, a casa de Deus estava desamparada: havia casamentos mistos, divórcios, etc, no tempo de Malaquias a situação era ainda pior, o profeta Malaquias diz que os sacerdotes desprezavam o nome do Senhor, diziam que a mesa do Senhor era imunda, traziam animais cegos, aleijados e dilacerados para oferecerem em sacrifício, eles deixaram de ensinar a Lei e fizeram muitos tropeçar.
Ora foram setenta anos de cativeiro, muitos que voltaram traziam as sujeiras da Babilônia, chegaram com suas vidas espiritualmente destruídas, os que eram para aconselhar o povo também estavam espiritualmente acomodados, então a situação desta nação era deplorável, os muros derrubados, as portas queimadas, o povo abatido, os sacerdotes em pecado, se esperar o que de uma nação assim?.
Deus tinha que tomar uma providencia, pegou estes sacerdotes indignos e diante do povo os amaldiçoou, quando eles abençoavam o povo, diante deste quadro surgiu uma esperança para o povo surgiu uma oportunidade de restauração.
Todo começo tem um proposito, e todo recomeço é a renovação de um proposito, mas para renovar esta aliança devemos primeiro reconhecer nosso erro, e muitas vezes o erro esta no sacerdote e deve ser reconhecido por ele, os sacerdotes aqui citados, enganavam o povo dizendo que tava tudo bem quando eles próprios viviam desordenadamente impuros, para recomeçar uma nova aliança com Deus é necessário, passar por um tribunal na própria consciência.
A cena é de um tribunal onde aparece:
- O ofensor: O sumo sacerdote Josué, ele é culpado e está diante do juiz para ser julgado
- O acusador: satanás se opõe ao sumo sacerdote Josué conhecendo seus pecados
- O advogado: O anjo do Senhor, o próprio Senhor usa argumentos irresistíveis em sua defesa: o escolheu e o remiu
- A decisão: Justificação e santificação.
Zacarias registrou a mesma cena na crise que o povo passava, porém, quando tudo parecia perdido, quando a cidade estava debaixo do opróbrio, Deus disse: "Jerusalém será habitada como as aldeias sem muros... Eu lhe serei como um muro de fogo em redor, Eu mesmo serei, no meio dela, a sua gloria" (Zc 2.4,5). Deus estava disposto a avivar aquela cidade e seu povo. Ele disse: "canta e exulta, ó filha de Sião, porque eis que venho, e habitarei no meio de ti" (Zc 2.10).
A NECESSIDADE DA RESTAURAÇÃO.
O pecado do Sacerdote - v.3
"Ora o sumo sacerdote Josué, trajado de vestes sujas"
O sumo sacerdote, (homem muito digno entre o povo, respeitado, amado), estava ministrando na casa do Senhor com as vestes sujas, indignamente orava pelo povo, e nada acontecia havia pecado na sua vida, sujeira nas suas mãos, impureza na sua mente, cobiça nos olhos, injustiça nos seus atos.
Hoje somos sacerdotes, o que Deus esta vendo em nossa vida?
O que a Palavra fala: "Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes e não falte óleo sobre a tua cabeça" Ec 9.8.
Falta de autoridade espiritual - v.5
O que a Palavra fala: "Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes e não falte óleo sobre a tua cabeça" Ec 9.8.
Falta de autoridade espiritual - v.5
Turbante sujo significa pecado e consequentemente, autoridade. o pecado tira a autoridade, a unção, e a visão do profeta ou sacerdote, o sacerdote Josué estava sendo desqualificado pelo pecado. O pecado estava contaminando sua cabeça, seu turbante simbolo de autoridade esta consequentemente, sujo.
Vamos resumir a vida do sacerdote Eli, em relação a seus filhos: Quanto a Eli, já estava muito velho.
Saia do anonimato Jesus te ama.
Pr Luis Nascimento.
Vamos resumir a vida do sacerdote Eli, em relação a seus filhos: Quanto a Eli, já estava muito velho.
Ele ouvia falar de tudo o que os seus filhos faziam aos israelitas e também que eles estavam tendo relações com as mulheres que faziam ponto na entrada da Tenda Sagrada. Era comum o serviço prestado por algumas mulheres na porta da tenda da congregação. Não havia problema nesse serviço, porém o fato é que Hofni e Finéias estavam mantendo relações sexuais com aquelas mulheres. Eles cometeram o pecado do adultério e da prostituição e isso durante o serviço do culto a Deus. Mas Eli mesmo sabendo desses fatos não tomou providencias nenhuma, por isso perdeu a visão e não soube de imediato que era Deus que falava com Samuel. ISm 2.18-22.
O pecado rouba do crente a autoridade espiritual, predemos a alegria da salvação, a unção do Espirito, perdemos o poder para fazer a obra de Deus e perdemos o sorriso de Deus.
A oposição de satanás - v.1
Satanás está tentando a pessoa de maior destaque: o sumo sacerdote.; Satanás está tentando no contexto mais sagrado: no templo. Satanás está tentando no lugar mais estratégico: no esteio da casa, quando não consegue tenta no lado mais fácil os filhos, há sacerdotes hoje que perderam a visão do evangelho e aceitam tudo para prender a ovelha no seu redil, de que adianta prender as ovelhas e não tirar os carrapichos de sua lã?. Que bem vai fazer a ovelha com sua lã toda molhada, suja, maltratada, cheia de toda especie de contaminação?. Você pode responder?.
Quando Deus ouvirá uma oração de um sacerdote cheio de pecado?
Satanás nos espiona vinte quatro horas todo dia. Ele procura sempre uma brecha, se achar uma fenda em nossa vida, coloca uma cunha e bate até ela aprofundar-se na brecha, assim consegue abrir um vale tao profundo que ficará difícil tapar novamente. conseguindo abrir um vale, descobre nosso ponto fraco do caráter e nos ataca; os defeitos secretos veem a tona e desmascara o crente infiel, o menor indicio de deslealdade ele coloca a tona, exibe, proclama, espoem, não se intimida com as ameaças de crentes desleais a Deus. Acaba jogando na lama, acusa e condena. Mas faço lembrar que apesar de tudo isso ainda há tempo para restauração, "O sangue de Jesus nos purifica de todo pecado" IJo 1.7 - Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.
Sinta o perdão de Deus na sua vida, abrace seu ministério, desenvolva sua obra, bote seu talento a disposição da obra, gloria a Deus, gloria a Deus, gloria a Deus......
Pr Luis Nascimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário