segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

DOUTRINAS E COSTUMES

O assunto é discutível por ser controversa e requerer definições que mostrem as diferenças fundamentais entre "DOUTRINAS BÍBLICAS" e "COSTUMES" estes como praticas e tradições humanas no comportamento dos membros das igrejas evangélicas mais tradicionais.

Doutrina Bíblica - é o ensino normativo terminante final oriundo das "Sagradas escrituras" que serve de regra de fé e pratica da vida, para a Igreja através de seus membros: Respondeu-lhes Jesus: O meu ensino não é meu, e, sim, daquele que me enviou (Jo 7.16; Dt 32.2; Is 55.10,11; 45.23)
A doutrina de Deus (Dt 32.2; Jo 7.16)
A doutrina de homens (Mt 16.12; ITm 1.3)
A doutrina de satanás (ITm 4.1; Tg 3.15)


A Doutrina é, por assim dizer, o ensino extraído diretamente da palavra de Deus e que serve de regra de fé para a praticidade da vida cristã. Pedro, pelo Espirito Santo, nos garante a autoridade da Palavra de Deus que nos serve de doutrina nos seguintes termos: Porque nunca jamais, qualquer profecia foi dada por vontade humana, entretanto, homens (santos) falaram da parte de Deus movidos pelo Espirito Santo IIPe 1.21.

ALGUMAS DOUTRINAS BÍBLICAS:
A Doutrina de Deus
  • Deus trino: Pai, Filho e Espirito Santo (Mt 28.19)
  • Deus criou o céu e a terra (Gn 1.1 - Deus Criador)
  • Deus não aceita matéria - prima Ele fez tudo através de sua Palavra, o Verbo (Jo 1.1-3)
A Doutrina da Criação de todas as coisas (Gn 1.1 e Jo 1.3)
A Doutrina dos Anjos (Anjos bons e maus) (Is 14.12-15)

A Doutrina do Pecado (Rm 3.23)
- A Origem do pecado (ez 28.15-16)
- A entrada do pecado no mundo (Rm 5.12; Gn 3.6-13)

A Doutrina da Salvação (Ef 2.8-9)
A Doutrina da Fé (Rm 1.17)
A Doutrina da Justiça (Gl 2.16)
A Doutrina do Batismo com o Espirito Santo (At 1.5; Lc 24.49)
A Doutrina da Cura Divina (Mt 8.17); etc....

COSTUMES:
Costume é uma forma de expressão do porte, da postura e do comportamento social da pessoa ou congregação (ICo 15.33). O costume quando inspirado nos padrões de porte, postura e comportamento social do mundo é considerado antibíblico (IJo 5.19; Tg 4.4).
As doutrinas da Bíblia são divinas, universais e imutáveis. Os costumes sociais são humanos, regionais e temporais, porque ocorrem na esfera humana, sendo gerados e influenciados pelas etnias, idades das pessoas, tradições, religião, crendices, folclóricas etc...
Na igreja do Senhor, esses costumes deverão ser diferentes, porque a Igreja de Jesus Cristo é um povo diferente em tudo, do mundo infenso (inimigo) de Deus (Nm 10.10; Ml 3.18).
  • Deus quer para si um povo santo (Dt 7.6), povo santo significa um povo separado para Deus, um povo que pertence a Deus; um povo separado do mundo, e, isto inclui os bons costumes de tal povo.
  • O povo de Deus deve ser um povo diferente do mundo, no sentido: espiritual, moral e social.
  • Um povo santo deve ter costumes santos, como vemos principalmente no "Pentateuco (Lv 20.23; Ex 33.5-6; Nm 15.38-39; Is 3.16-24; Sf 1.8) e no Novo Testamento (At 13.18; ICo 10.11).
  • A Igreja deve influenciar nos padrões de vida e costumes do mundo, porque a Igreja é o "sal da terra e luz do mundo"(Mt 5.13-14) mas está acontecendo exatamente o contrario.
- O sal preserva e da sabor;
- A luz brilha e se opõe as trevas;
- Sal e Luz fala da influencia e responsabilidade do cristão no mundo;
- Hamã, um incrédulo, da elite da corte do Rei Assuero, porem, inimigo do povo de Deus, reconhecia que Israel era um povo diferente dos demais povos do mundo (Et 3.8). Sendo Hamã um incrédulo, a principal diferença que ele notava no povo de Deus era nas obras, nos costumes e nas Leis, uma vez que o mundo ´só vê o exterior das coisas. O mundo julga pelo que vê e não pelos padrões da sã doutrina Bíblica.
- Ha multidões de incrédulos, a unica "Bíblia" que eles leem é a vida do crente. E esta vida, quer ele queira ou não, é uma serie diuturnas de hábitos, usos, praticas, procedimentos e costumes.
Devemos entender que o Espirito Santo cuja missão é estar com o crente (Jo 14.16), como seu hospede (Jo 14.16-17) é aquele que convence o mundo do pecado, justiça e juízo (Jo 16.7-11) ensinando o crente a caminhar em toda a verdade (Jo 15.26; 16.13-15).
É o Espirito Santo quem faz implantar no coração do homem, pelo novo nascimento(Jo 3,5) o novo modo e procedimento sem intervenção humana, daí, o novo convertido, automaticamente, entender que Deus o quer diferente dos demais da sociedade que ainda não passaram pela experiencia do novo nascimento(Jo 3.3; Lv 10.10; Ml 3.18).

MAUS COSTUMES

O professor Célio das Mercês, no seu opusculo "O cristão e os costumes" nos ensina que os maus costumes são gerados. Segue-se então que:
  1. O homem que fumava, agora crente em Cristo, não fuma mais;
  2. O homem que mentia, pratica atos ilícitos, agora não deve mais praticar;
  3. Se dançava ouvido musicas mundanas, não deve mais dançar ouvindo estas musicas;
  4. Se cantava no ritmo das musicas mundanas, deve mudar seu estilo para o espiritual;
  5. Se a mulher usava pinturas e outros apetrechos para se sentir mais bonita e apresentável a sociedade que vive como: roupas sensuais, artefatos ornamentais e outros, agora deve apresentar-se como uma santa mulher de Deus.
CRENTE, MODELO DE CRISTO EXEMPLO DE CRISTÃO:
- O crente em Jesus deve saber que sua liberdade em Jesus não deve ser usada: para justificar suas más ações, pois de acordo com ICo 6.12, sua liberdade está limitada em duas considerações que devem ser feitas a si mesmo: minha ação é útil? o que vou fazer vai ou não me escravizar?
Se a conclusão da minha analise for no sentido de que minha ação será útil e não vai me prejudicar, então posso faze-la, do contrario deve rejeita-la.
- Por outro lado, o apostolo Paulo, observando que nossa vida pode prejudicar nosso irmão, deste modo, a conduta diária do crente deve seguir os seguintes parâmetros:
  1. O que vou fazer será benéfico?
  2. O que vou fazer irá me escravizar ou escravizar meu irmão?
  3. O que vou fazer irá prejudicar o crescimento espiritual de algum irmão? (ICo 8.13)
  4. O que vou fazer irá prejudicar meu irmão? (ICo 10.23)
 A vida do crente deve servir de benção para seus irmaos, de modo que, o irmão não venha se escandalizar, esfriar na fé e até mesmo se desviar dos caminhos do Senhor (Rm 14.21; IICo 11.29).

Hoje em algumas Igrejas vemos os lideres incentivando os crentes a trazerem objetos tais como: roupas, fotos, copos com água, etc... para que os obreiros orem sobre esses objetos a fim de os mesmos serem devolvidos para os donos que estando doentes ou enfrentando problemas pessoal, financeiro ou familiar encontram, tais pessoas, deste modo a solução almejada.
Lemos na Bíblia que nos dias que a Igreja nascia e crescia aconteceu milagres extraordinários e objetos pertencentes a autênticos servos do Senhor eram usados e Deus fazia milagres:
  • A sombra de Pedro curava os enfermos que eram colocados em camas nas ruas por onde passava o servo do Deus altíssimo (At 5.15)
  • Paulo ficava sem seus lenços e aventais, pois os mesmos eram levados e quando diante dos enfermos, as enfermidades fugiam (At 19.12).
Jesus Cristo, nosso mestre ensinava a doutrina de Deus - pai (Mt 7.28) e observava os bons costumes (Lc 4.16); Jesus deseja que seus seguidores estejam sob seu domínio, assim como os dois bois que puxam o arado estão juntos por um jugo. Jesus afirma: "Meu jugo é suave" (Mt 11.29-30; Mc 16. 16-20).
A igreja deve rejeitar as propostas semelhante a de faraó(Ex 8.25; 8.28), pois a primeira significa servir a Deus junto com mundo, é mistura com um mundo e religião mista. É o ecumenismo que parte de um principio maligno.
A segunda significa separação incompleta do mundo; separação parcial. A Igreja continua servindo um só Deus uma crente em Cristo, passamos a ter " liberdade com Lei", a Lei de Cristo(ICo 9.21); a lei do amor(Rm 13.34).
A liberdade cristã é preciosa e clara(Tg 2.12).
A liberdade sem lei é desastrosa e leva ao caos, a libertinagem (devassidão, corrupção, Jd v.4).
A Lei sem liberdade é escravidão, e disso Jesus já nos livrou (IPe 2.16; IIPe 2.19; Rm 6.16).
Outras referencias sobre a Igreja e os costumes: Rm 12.2; Ef 5.8; Fp 1.27; IPe 2.1.

O crente em Jesus Cristo deve evitar usos, costumes e praticas escandalosas, ridículas, chocantes, provocantes, sensuais, imorais, absurdas, extravagantes e mundanas, afim de evitar o mundanismo(IJo 2.15; Ex 33.5-6).

O verdadeiro cristão age de forma amorosa, respeitosa e é obediente a Deus.  

Pr Luis Nascimento

Estudo extraído da apostila do Pr Raimundo M Brandão
Biblia de Estudo Pentecostal














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