terça-feira, 8 de dezembro de 2015

SEDE SANTOS

Ainda se pode falar em santidade? em santificação? ou estas palavras estão fora de moda?
Vemos nesses últimos dias o crente perdendo sua identidade de cristão.
Vejamos: posturas, valores, historia não só em termos de uso e costumes, mas também de ética moral e santidade.

Hoje vemos a maior influencia do mundo sobre o cristão, quando deveria ser o contrario.
Mt 5.13-16 - vós, sóis o sal da terra; e, se o sal for insipido (sem sabor, desagradável), com que se ha de salgar? para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens.
A influencia do mundo sobre o cristão tem sido até muitas vezes incontrolável, vemos os irmãos deixando de lado o costume de: ORAR, a reverencia com a igreja, alguns deixam pra chegar no santuário depois da oração inicial, quando tem oração de joelhos prefere ficar sentado (não incluo aqui os irmãos que são incapacitados de se dobrar por causa de enfermidade qualquer) observando o que o irmão do lado fica falando com o Senhor para depois comentar com outros, perdeu a essência da comunhão com Deus. 
O que dizer dos louvores, verdadeiros rocks, outros verdadeiras declarações amorosas incitando os desejos carnais muitas vezes desejosos de aflorar pelos oferecimentos dos manjares que o mundo oferece.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

DOUTRINAS E COSTUMES

O assunto é discutível por ser controversa e requerer definições que mostrem as diferenças fundamentais entre "DOUTRINAS BÍBLICAS" e "COSTUMES" estes como praticas e tradições humanas no comportamento dos membros das igrejas evangélicas mais tradicionais.

Doutrina Bíblica - é o ensino normativo terminante final oriundo das "Sagradas escrituras" que serve de regra de fé e pratica da vida, para a Igreja através de seus membros: Respondeu-lhes Jesus: O meu ensino não é meu, e, sim, daquele que me enviou (Jo 7.16; Dt 32.2; Is 55.10,11; 45.23)
A doutrina de Deus (Dt 32.2; Jo 7.16)
A doutrina de homens (Mt 16.12; ITm 1.3)
A doutrina de satanás (ITm 4.1; Tg 3.15)

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

É TEMPO DE RESTAURAÇÃO - FINAL

A restauração é baseada na presença de Deus - v,1

Quando nós reconhecemos que o pecado entrou em nossa vida, passamos a procurar um determinado ponto que nos coloque diante de Deus, "Pv 28.13 -  O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Assim sendo, conseguimos chegar na presença do Senhor. Sempre que estamos diante de Deus há uma chance para sermos restaurados, Ele é rico em misericórdia, "Lamentações 3:22,23 - As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade". Ele conhece nossa estrutura e sabe que somos pó "Salmos 103:14"; Ele se compadece nós como um pai se compadece de seu filho. Cura-me e serei curado, há perdão pra todos que reconhecem seu erro, Deus tem prazer em perdoar. Ele é rico em perdoar, Ele mesmo é quem cura a nossa infidelidade. 
A Bíblia diz que na presença do Senhor há fartura de alegria: Abundantemente florescerá, e também jubilará de alegria e cantará; a glória do Líbano se lhe deu, a excelência do Carmelo e Sarom; eles verão a glória do Senhor, o esplendor do nosso Deus. Isaías 35:2Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente. Salmos16:11.

È baseada na repreensão de satanás

Satanás não tem poder sobre nós, quando buscamos refugio em Cristo e nos tornamos fieis ao Senhor. Satanás é o acusador, Jesus, nosso advogado. Deus mesmo é quem repreende a satanás. O Senhor é o nosso escudo, Ele é quem sai em nossa defesa, Deus mesmo é quem nos dá a vitoria.

Satanás é o acusador, Jesus nosso advogado, satanás veio para destruir, Jesus veio para lhe dar vida abundante, satanás é o acusador, Jesus é o nosso defensor.
Como sacerdote araônico, Cristo morreu; mas como sacerdote da ordem de Melquisedeque, ele vive para sempre, intercedendo por nós. Quando o inimigo lança os torpedos contra nós, Cristo os apanha na rede da sua intercessão e tira-lhes o poder de nos ferir.
Paulo pergunta: "Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.

É baseada na graça eletiva de Deus

Antes de ter nos escolhido Ele sabia que éramos, nossos pecado, nossas fraquezas, nossos fracassos, nossos deslizes. Ele não nos escolheu porque eramos especiais, somos especiais porque Ele nos escolheu.
"O Senhor não tomou prazer em vós, nem vos escolheu, porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois vós éreis menos em número do que todos os povos; Mas, porque o Senhor vos amava,
  • Ele nos amou quando eramos indignos, Ele nos amou quando eramos pecadores.
  • Deus não escolheu você, porque você era perfeito, mas para ser perfeito.
  • Deus não escolheu você, porque você era santo, mas para ser santo.
  • Deus não escolheu você, porque você era obediente, mas para obedecer.
  • Deus não escolheu você, porque você creu, mas para você crer.
  • Deus não escolheu você, porque você praticava boas obras, mas para pratica-las.
  • Deus não escolheu você, porque você era digno, Ele escolheu você por amor de si mesmo.  

A restauração está baseada no resgate - v.2

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.João 3:16". O Senhor foi longe demais para entregar sua mais perfeita criação nas mãos do inimigo para destruir. Não podia voltar atrás, Deus arrancou o sacerdote Josué da fornalha do pecado,o povo tinha sofrido as chicotadas do erro do sacerdote, o cativeiro, o desespero. Mas Deus jamais permite que seu povo seja destruído, Ele estava encarvoado, esturricado, chamuscado como um tição tirado do fogo e deixado de lado, mas Deus o acendeu como chama ardente perdoando os seus pecados e restaurando seu ministério.
Você é muito importante para Deus, você tem um valor para Deus, você custou um alto preço para Deus, Ele pagou por você tudo, Ele comprou você com preço de sangue, o sangue de Cristo derramado no calvário. "Todo aquele por quem Cristo verteu o seu sangue, jamais perecerá. 

Leia Lc 15.11-32.

"Tirai as vestes sujas".
Não podemos continuar na presença do Senhor, com vestes sujas, com vida impura.

A nossa restauração vem de Cristo, do fez por nós sendo nós ainda peacadores, somos lavados continuamente pelo seu sangue desde que sempre nos cheguemos a Ele para confessarmos os nossos pecados,

" O SANGUE DE JESUS NOS PURIFICA DE TODO PECADO"


Que Deus continue abençoando você e sua familia.


Pr Luis Nascimento






É TEMPO DE RESTAURAÇÃO - PARTE 2

O cativeiro babilônico havia terminado, mas a restauração do povo ainda não havia acontecido, o povo voltou para Jerusalém, mas não para Deus. Eles estavam fazendo a obra de Deus, mas não da maneira que agradava a Deus. os mais de 4.000 sacerdotes que haviam voltado com Zorobabel (Ed 2.36-39) encontravam-se em estado deplorável, na época de Neemias os sacerdotes deixaram o sacerdócio e foram para o campo, a casa de Deus estava desamparada: havia casamentos mistos, divórcios, etc, no tempo de Malaquias a situação era ainda pior, o profeta Malaquias diz que os sacerdotes desprezavam o nome do Senhor, diziam que a mesa do Senhor era imunda, traziam animais cegos, aleijados e dilacerados para oferecerem em sacrifício, eles deixaram de ensinar a Lei e fizeram muitos tropeçar.

Ora foram setenta anos de cativeiro, muitos que voltaram traziam as sujeiras da Babilônia, chegaram com suas vidas espiritualmente destruídas, os que eram para aconselhar o povo também estavam espiritualmente acomodados, então a situação desta nação era deplorável, os muros derrubados, as portas queimadas, o povo abatido, os sacerdotes em pecado, se esperar o que de uma nação assim?.

Deus tinha que tomar uma providencia, pegou estes sacerdotes indignos e diante do povo os amaldiçoou, quando eles abençoavam o povo, diante deste quadro surgiu uma esperança para o povo surgiu uma oportunidade de restauração.

Todo começo tem um proposito, e todo recomeço é a renovação de um proposito, mas para renovar esta aliança devemos primeiro reconhecer nosso erro, e muitas vezes o erro esta no sacerdote e deve ser reconhecido por ele, os sacerdotes aqui citados, enganavam o povo dizendo que tava tudo bem quando eles próprios viviam desordenadamente impuros, para recomeçar uma nova aliança com Deus é necessário, passar por um tribunal na própria consciência.

A cena é de um tribunal onde aparece:
  1. O ofensor: O sumo sacerdote Josué, ele é culpado e está diante do juiz para ser julgado
  2. O acusador: satanás se opõe ao sumo sacerdote Josué conhecendo seus pecados
  3. O advogado: O anjo do Senhor, o próprio Senhor usa argumentos irresistíveis em sua defesa: o escolheu e o remiu
  4. A decisão: Justificação e santificação.
Zacarias registrou a mesma cena na crise que o povo passava, porém, quando tudo parecia perdido, quando a cidade estava debaixo do opróbrio, Deus disse: "Jerusalém será habitada como as aldeias sem muros... Eu lhe serei como um muro de fogo em redor, Eu mesmo serei, no meio dela, a sua gloria" (Zc 2.4,5). Deus estava disposto a avivar aquela cidade e seu povo. Ele disse: "canta e exulta, ó filha de Sião, porque eis que venho, e habitarei no meio de ti" (Zc 2.10).

A NECESSIDADE DA RESTAURAÇÃO.

O pecado do Sacerdote - v.3
"Ora o sumo sacerdote Josué, trajado de vestes sujas"
O sumo sacerdote, (homem muito digno entre o povo, respeitado, amado), estava ministrando na casa do Senhor com as vestes sujas, indignamente orava pelo povo, e nada acontecia havia pecado na sua vida, sujeira nas suas mãos, impureza na sua mente, cobiça nos olhos, injustiça nos seus atos.
Hoje somos sacerdotes, o que Deus esta vendo em nossa vida?
O que a Palavra fala: "Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes e não falte óleo sobre a tua cabeça" Ec 9.8.

Falta de autoridade espiritual - v.5
Turbante sujo significa pecado e consequentemente, autoridade. o pecado tira a autoridade, a unção, e a visão do profeta ou sacerdote, o sacerdote Josué estava sendo desqualificado pelo pecado. O pecado estava contaminando sua cabeça, seu turbante simbolo de autoridade esta consequentemente, sujo.
Vamos resumir a vida do sacerdote Eli, em relação a seus filhos: Quanto a Eli, já estava muito velho.
Ele ouvia falar de tudo o que os seus filhos faziam aos israelitas e também que eles estavam tendo relações com as mulheres que faziam ponto na entrada da Tenda Sagrada.  Era comum o serviço prestado por algumas mulheres na porta da tenda da congregação. Não havia problema nesse serviço, porém o fato é que Hofni e Finéias estavam mantendo relações sexuais com aquelas mulheres. Eles cometeram o pecado do adultério e da prostituição e isso durante o serviço do culto a Deus. Mas Eli mesmo sabendo desses fatos não tomou providencias nenhuma, por isso perdeu a visão e não soube de imediato que era Deus que falava com Samuel. ISm 2.18-22.

O pecado rouba do crente a autoridade espiritual, predemos a alegria da salvação, a unção do Espirito, perdemos o poder para fazer a obra de Deus e perdemos o sorriso de Deus.

A oposição de satanás - v.1
Satanás está tentando a pessoa de maior destaque: o sumo sacerdote.; Satanás está tentando no contexto mais sagrado: no templo. Satanás está tentando no lugar mais estratégico: no esteio da casa, quando não consegue tenta no lado mais fácil os filhos, há sacerdotes hoje que perderam a visão do evangelho e aceitam tudo para prender a ovelha no seu redil, de que adianta prender as ovelhas e não tirar os carrapichos de sua lã?. Que bem vai fazer a ovelha com sua lã toda molhada, suja, maltratada, cheia de toda especie de contaminação?. Você pode responder?.

Quando Deus ouvirá uma oração de um sacerdote cheio de pecado?
Satanás nos espiona vinte quatro horas todo dia. Ele procura sempre uma brecha, se achar uma fenda em nossa vida, coloca uma cunha e bate até ela aprofundar-se na brecha, assim consegue abrir um vale tao profundo que ficará difícil tapar novamente. conseguindo abrir um vale, descobre nosso ponto fraco do caráter e nos ataca; os defeitos secretos veem a tona e desmascara o crente infiel, o menor indicio de deslealdade ele coloca a tona, exibe, proclama, espoem, não se intimida com as ameaças de crentes desleais a Deus. Acaba jogando na lama, acusa e condena. Mas faço lembrar que apesar de tudo isso ainda há tempo para restauração, "O sangue de Jesus nos purifica de todo pecado" IJo 1.7 - Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.
 
Sinta o perdão de Deus na sua vida, abrace seu ministério, desenvolva sua obra, bote seu talento a disposição da obra, gloria a Deus, gloria a Deus, gloria a Deus......

Saia do anonimato Jesus te ama.


Pr Luis Nascimento.



  

domingo, 15 de novembro de 2015

É TEMPO DE RESTAURAÇÃO - Parte 1

Joel 2.12-17

Hoje quero falar sobre a necessidade da restauração, Deus chamou a Igreja do mundo para envia-la de volta ao mundo como luz. a igreja e tao diferente do mundo como a luz e diferente das trevas. a igreja não foi chamada para ser influenciada pelo mundo mas para anunciar a verdadeira mudança através do evangelho, ela não foi chamada para imitar o mundo, ela não foi chamada para para amar o mundo.
Mas hoje vemos que nao ha diferença do povo da igreja para Israel quando imitava a vida dos povos ao seu redor, por isso a igreja tem perdido o seu poder espiritual, como podemos influenciar na sociedade que vivemos se mantemos os mesmos costumes e praticamos os mesmos atos do mundo, Só vamos realmente convencer e ganhar o mundo quando formos exatamente diferentes. Hoje a igreja evangélica esta assustadoramente crescendo no nosso pais mas não esta influenciando como deveria. Temos extensão mas não profundidade, temos quantidade mas não qualidade.
A igreja esta se acostumando com o pecado, hoje parece que pecado, não é mais pecado tudo podemos, tudo tem que ser aceito, NÃO PODEMOS ESQUECER que o pecado atrai a ira de Deus. O pecado provoca o juízo de Deus, o profeta Joel esta tocando a trombeta do juízo de Deus no Cap 2. Os gafanhotos, a seca, a fome e os exércitos invasores estão assolando Israel, essa trombeta fala do juízo de Deus.

Então, vamos começar uma restauração na nossa vida, na nossa igreja?

A RESTAURAÇÃO COMEÇA COM A CONSCIÊNCIA DA CRISE QUE NOS CERCA - v 1-11

O profeta Joel entende que a crise é resultado do pecado do povo e do juízo de Deus contra o pecado. Como Deus vê a igreja hoje? tem Deus prazer na vida do seu povo ao ver a sua infidelidade? tem Deus prazer na vida do seu povo ao ver que as coisas desse mundo nos atraindo mais do que suas bençãos, tem Deus prazer na sua igreja ao ver que os crentes tem perdido seus costumes e prazeres na sua obra, imitando o mundo e vivendo um religiosismo sem vida, sem santidade e sem poder?
Deus nao se impressiona com formas, com programas, com ritos, com cerimonias. ele busca um povo santo, piedoso, fiel. 

ha pecados na igreja:
  1. falta de consistência espiritual - piedade na igreja e mundanidade em casa
  2. falta de fervor espiritual - cansaço com as coisas do Senhor - e entusiasmo com as coisas do mundo.
falta de oração - analfabetismo bíblico:
  1. falta de pureza moral - crentes que abrigam imoralidade no coração, com pornografia,  namoros impuros, com festas mundanas;
  2. falta de amor nos relacionamentos - crentes que são insubmissos aos pais, que são insensíveis com o cônjuge, que são frios no trato uns com os outros.
  3. falta de fidelidade na mordomia dos bens - crentes que amam mais o dinheiro do que a Deus, crentes que sonegam os dízimos, que roubam a Deus, que não investem no reino celestial.  
A restauração passa pela consciência da crise. A igreja esta como Ziclague, ferida e saqueada pelo inimigo.
A igreja parece com Sansão, um gigante que ficou sem visão e sem forças. Escândalos vergonhosos tem acontecido dentro das igrejas de Deus. A igreja esta em crise: com a doutrina, na ética e na evangelização.
O pecado nos torna fracos e afasta de nós a presença de Deus, dai o começo da restauração passar pela consciência da crise.
ISRAEL EM CRISE: Ne 1.3-4 - E disseram-me Os restantes, que ficaram do cativeiro, la na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e suas portas queimadas a fogo. E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.

A RESTAURAÇÃO VEM COMO RESULTADO DE UMA VOLTA PARA DEUS - v 12-17
Qual é o processo dessa volta para Deus?

1 - É uma volta para relação pessoal com Deus - v 12 "Convertei-vos a mim" (Ne 8.9)
O caminho da restauração é aberto quando voltamos as costas para o pecado e a face para Deus. Não é apenas um retorno à igreja, à doutrina, a uma vida moral pura, mas uma volta para uma relação pessoal com Deus. Os fariseus amavam mais a religião do que a Deus. Eles estavam mais apegados aos costumes religiosos do que a comunhão com Deus. 
A maior prioridade da nossa vida é Deus. Fomos criados para glorificarmos a Deus e desfrutarmos da sua intimidade, hoje buscamos as bençãos de Deus e não o Deus da benção, corremos atrás da benção e não do abençoador, o nosso alvo é satisfazer a nós mesmos e não voltarmos ao Senhor. 
Temos muita religiosidade e pouca intimidade com Deus, conhecemos muito acerca de Deus e pouco a Deus, estamos envolvidos com a obra de Deus, mas não temos intimidades com o Deus da obra.
Somos ativistas, mas não nos assentamos aos pés do Senhor, Deus está mais interessado em nossa relação com Ele do que no nosso trabalho, Ex: quando Jesus foi restaurar Pedro ele lhe deu uma lista de coisas para fazer, mas lhe perguntou: tu me amas? a volta para Deus é o primeiro deg, mas logo rau e mais importante decisão de querer ser restaurado. 
2 - É uma volta com sinceridade para Deus - v.12 "de todo o vosso coração"
Há muitos crentes que fazem lindas promessas para Deus depois de um retiro, depois de um congresso, depois de um culto inspirativo, mas logo se esquecem dos compromissos assumidos, o amor deles é como o orvalho, logo se dissipa, os votos assumidos no altar de Deus, com lagrimas, ja são esquecidos no patio da igreja.
O nosso cristianismo tem sido muito raso, cantamos hinos de consagração, mas não nos consagramos ao Senhor, cantamos que queremos ser um vaso de benção, mas nos omitimos de falar de Jesus, pedimos para que Jesus brilhe sua luz em nós, mas apagamos nossa luz imitando o mundo em nosso comportamento, cantamos: tudo a ti Jesus entrego, tudo, entregarei, mas retemos os dízimos e as ofertas e fechamos o nosso coração ao necessitado, honramos a Deus com nossos lábios mas o negamos com as nossas obras, ha aqueles que só andam com Deus na base do aguilhão só se voltam para Deus no momento em que as coisas apertam, só lembram de Deus na hora das dificuldades, não se voltam para Deus porque o amam ou porque estão tristes com seus pecados, mas porque não querem sofrer, a motivação da busca não está em Deus, mas neles mesmos. O centro de tudo não é Deus, mas eu. Precisamos nos voltar para o todo poderoso para fazer valer nossa decisão, Deus não aceita apenas uma religião formal, uma reforma exterior, um verniz espiritual, mas uma decisão de coração contrito.

Uma volta com deligencia para Deus - v 12 "e isto com jejuns" (Ne 9.1)
Qual foi a ultima vez que voce jejuou? qual foi a ultima vez que voce buscou a Deus de todo teu coração, de toda tua alma, e com todas as tuas forças?. Jejun não é greve de fome, não é regime para emagrecer, não é ascetismo nem meritorio, o jejum é instrumento de mudança, ele nos muda, não a Deus. Devemos jejuar, para Deus, devemos jejuar como forma de humilhação diante de Deus, devemos jejuar para reconhecermos a falencia dos nossos recursos, devemos jejuar para buscarmos o socorro de Deus. O povo de Deus sempre jejuou, quem jejua tem pressa, quem jejua está ansioso por ver a intervenção divina, Josafá convocou a nação de Judá para jejuar e Deus libertou o seu povo das mãos do adversario, Ninive jejuou e Deus lhe concedeu libertação, Ester jejuou com seu povo e Deus poupou a nação de um holocausto.

Quem jejua tem pressa em acertar sua vida com Deus, 
Você gostaria de fazer um novo conserto com seu Deus?

Pr Luis Nascimento

Oração a Chave da Vitória.

A oração é um exercício que habilita o soldado de Cristo para a luta contra as trevas, levando-o a apoderar-se das armas da luz. Um soldado bem exercitado torna-se invencível.

Sete definições da oração
1 - Oração é o meio natural de comunicação com Deus;
2 - Oração é a respiração natural da vida cristã;
3 - Oração é o conjunto das formas de comunhão com Deus;
4 - Oração é o fundamento indispensável ao despertamento espiritual;
5 - Oração é a força mais poderosa que existe no universo
6 - Oração é o meio pelo qual podemos falar com Deus agradecendo-lhe as bençãos recebidas, suplicando-o por nossas necessidades e confessando-lhe nossos pecados;
7 - Oração é um açoite contra satanás.

Pensamentos sublimes sobre a oração:
1 - A oração refrigera o coração do crente, conservando-o em sintonia com o coração de Deus;
2 - A oração atrai a unção Divina e o crente sente-se inspirado para pregar a mensagem de Deus;
3 - O crente ou pregador deve ser um homem de oração;
4 - Quando oramos, Deus trabalha a nosso favor;
5 - É bom ficar sozinho e gastar muito tempo na oração;
6 - A oração é uma coisa necessária e eficaz para o crente;
7 - Quando não oramos, alguém está prestando atenção, e isso é perigoso;
8 - A oração é um meio de entrarmos na intimidade de Deus por intermédio de Jesus Cristo;
9 - A oração arrebata a alma acima das paixões humanas, conduzindo-a ao centro da vontade de Deus, nos lugares celestiais com Cristo Jesus.

A natureza da oração
A oração traz, em sua essência, uma natureza peculiar na:
A - Confissão: Sl 32.5; Dn 9.4; IJo 1.9.
B - Comunhão: IJo 1.3; Cl 3.1-3; Sl 66.16-20.
C - Adoração: Gn 22.5; 24.26-27,48; Ex 4.12,27.
D - Louvor: ICr 23.27,30; Sl 75.1; 97.12; 105.1; 106.1.
E - Gratidão: Dn 6.10; Ef 5.20; Fp 4.6; ITs 5.18.
F - Intercessão: ISm 12.23; Jr 29.7; Rm 10.1; Cl 4.12.
G -Suplica: Sl 106.4-5; 130.1; Hb 5.7; Tg 5.18.

As bases da oração:
A oração firma-se em base solida e permanente como;
  1. Nossa relação filial com Deus: Jo 16.23; Rm 8.15; Jo 1.11-13; Gl 4.6.
  2. O Sangue de Jesus Cristo: Hb 10.19-23.
  3. As promessas de Deus: IRs 8.26; Gn 32.9-12; Rm 10.13-15; Mt 21.22.
  4. O santo nome de Jesus: Jo 14.13-14.
  5. A fé: Mc 9.22-24; Hb 11.1,6.
  6. A ausência de duvidas: Mc 11.23; Rm 4.16-22.
  7. A perseverança: Ef 6.18; Cl $.2; ITs 5.7-17.
O poder da oração
A oração se caracteriza por dar ao crente uma carga espiritual dinâmica, para torna-lo poderoso em obras. O crente poderoso é o crente que ora, porque ele tem:
  1. Poder de obter avivamento; IICr 7.14.
  2. Poder de alcançar divina direção; At 10.4-5
  3. Poder de curar enfermos; Lc 18.38-43.
  4. Poder de livrar-se do perigo; At 12.1-11.
  5. Poder de alterar as circunstancias; IRs 18.41-46; Tg 5.17-18.
  6. Poder de obter revelação; Jr 33.3.
  7. Poder de transportar montanhas; Mc 11.23. 
A batalha da oração
Na oração enfrentamos toda e qualquer batalha que aparecer:
  1. Batalha contra as misérias do homem: Lc 1.32-39.
  2. Batalha contra as hostes malignas: Ef 6.10-18
  3. Batalha contra a tentação: Mt 4.1-6.
  4. Batalha contra as aflições e enfermidades: Tg 5.13-16.
  5. Batalha contra a ansiedade e inquietação: Fp 4.4.
  6. Batalha contra os pecados: Ed 9.6-15
  7. Batalha contra a vontade humana em favor da vontade de Deus; Mt 26.39-42.
O segredo da Oração
vamos conhecer a oração em sua intimidade:
  1. A oração tem poder de nos dar um verdadeiro conhecimento de nos conhecermos pessoalmente e de nossas necessidades: Is 6.5; Ex 3.2,5; Jó 42.5-6,10,12.
  2. A oração tem poder para guardar e limpar os nossos corações: Sl 19.12.
  3. A oração tem poder para guardar os nossos passos e dar-nos vitorias sobre as tentações: Sl 17.5; Lc 22.40.
  4. A oração tem poder para nos dar sabedoria: Tg 1.5
  5. A oração tem poder para governar as nossas línguas: Tg 3.8; Sl 141.3.
  6. A oração abre nosso coração para o Espirito Santo se manifestar em nós, com seu poder abençoador: Lc 11.13; At 1.14; 2.4; 4.31; 8.15; Ef 3.16.
  7. A oração pode levar a salvação os pecadores: Jo 5.16.
O valor da oração

  1. A oração é aritmética para Deus - não importa para Ele o numero delas.
  2. Nossas orações não são retoricas para Deus - não importa que elas sejam eloquentes.
  3. Nossas orações não são geométricas para Deus - não importa que sejam compridas.
  4. Nossas orações são musicas para Deus - Ele ouve recebe e responde.
  5. Não são logicas as nossas orações - importa que sejam feitas com espirito fervoroso e coração contrito.
Sete razões para orar,
  1. ORAR É NOSSO DEVER; Lc 18.1; Gn 18.25
  2. Orar é um mandamento bíblico; Cl 4.2; ITs 5.17; ICo 7.5
  3. Deixar de orar entristece a Deus Is 64. 6-7
  4. Orar é meio de alcançar bençãos Mt 7.11; Tg 4.2; Mt 21.22; Dn 9.3
  5. Orar é essencial para as nossas vitorias Ef 6.18
  6. Deixar de orar é pecado ISm 12.23.
  7. Cristo deu-nos exemplo ao orar Mc 1.35; Hb 5.7.
Relato extraído do livro: Oração, a chave da vitoria, de autoria do Pr Martinho Damião Soares, 1995

sábado, 22 de agosto de 2015

O CEDRO NO LIBANO

  • NASCE NAS MONTANHAS ENTRE MIL e DOIS MIL METROS DE ALTURA.
  • ARVORE SIMBOLO DO LIBANO, SIMBOLO DE LONGEVIDADE.
  • ALTURA ENTRE 30 METROS.

Nascimento: se dá através de uma semente de 15cm que protegida por uma casca, na eclosão da vagem, voa e cai no solo, iniciando assim um milagre de Deus, acolhido pela natureza, que vai fazer o processo de germinação e crescimento da bela arvore.
Quando seu caule atinge a altura de 0,5cm, sua raiz se aprofunda na medida de 1,5metros, 

Sabemos que a segurança de uma arvore são as suas raízes, se a raiz é superficial, fácil é para o vento derrubar esta arvore, qualquer vento acima de uma velocidade normal vai joga-la por terra.
Toda arvore sabe que precisa aprofundar suas raízes para sua própria segurança.
Existem arvores imensa, mas sua raiz e superficial, arvores que aos nossos olhos parece ser impossível ve-la no chão, caída, derrubada, etc. Por que não conhecemos a profundidade de suas raízes, Ao contrario do cedro no Líbano, 
Uma curiosidade porque, o salmista fez questão de frisar o cedro NO Líbano? , qual é a diferença do cedro no Líbano do cedro em outro lugar?.
É que o cedro no Líbano, ele primeiro cresce para baixo, suas raízes se aprofundam o máximo que podem pois o lugar onde nascem são lugares de difícil crescimento nas montanhas, sabemos que montanhas no Líbano são formadas por imensas camadas de rochas que são impossível as outras arvores sobreviverem pois sua raiz não consegue se alargar o suficiente para encontrar uma passagem em direção as águas ou mananciais. Feito que o cedro consegue. O salmista comparou o JUSTO, como o cedro no Líbano, porque entende que suas atitudes são agradáveis diante do todo Poderoso.
O primeiro empecilho que o cedro no libano encontra são as rochas, que irão tentar parar seu crescimento. mas sua raiz e tão forte que ao encontrar-se com a rocha ela começa então montar uma estrategia de se alongar sobre a mesma até encontrar um espaço onde possa penetrar e seguir sua rota.

Na vida cristã não devemos deixar que certos empecilho nos tire do foco que é Cristo, não devemos nos abalarmos por coisas desta vida: brigas, mentiras, contendas, falatórios, outros.., devemos sim abrir passagem pelo meio dessas dificuldades e sairmos vitoriosos, olhando para o autor e consumador da fé, Cristo Jesus.
Como lemos acima, o cedro no Líbano, quanto mais dificuldades, mais forte ele fica, devemos, da mesma forma, nos tornar fortes, quanto mais problemas mas devemos buscar aquele que nos fortalece, queridos quando somos fracos somos fortes, quanto mais oração a raiz se aprofunda, criamos forças para lutarmos contra as potestades do mal deste seculo.

Quanto mais profunda for a raiz mas estabilidade o cedro no libano adquiri, são assim também os crentes, quanto mais intimidade com Deus mas seguros se tornarão. 
Quando deixamos de adorar a Deus nos tornamos como arvores longe dos ribeiros de águas, que secam, murcham, não dão frutos, não serão bem sucedidos, ..., devemos sempre buscar o manancial de águas cristalinas que nos ampara todos os dias de nossa vida o Espírito Santo.

Outra curiosidade do cedro no Líbano é que ele só começa a ter um crescimento mais acelerado quando seu caule atinge a altura de 20cm, entre quatro anos de idade, isso faz dele uma arvore quase imortal, pois sua raiz esta a uma profundidade de mais ou menos 6 metros.
Agora está resiste: ao calor, ao frio, a altitude, ao ataque de todos os lados. Então, seu crescimento acelera a uma velocidade de 20 cm por ano.
Assim deve ser o crente, possuir todas as armaduras de Deus, para poder resistir as afrontas do inimigo. Crescer na graça e no conhecimento, ser obediente a DEUS, ao seu pastor, a sua igreja local crescer dentro do plano de Deus, esperando a hora de ser exaltado pelo Senhor.  
Tem crente que não tem raiz profunda na casa de Deus e se considera o maioral, tudo deve girar em torno dele, cuidado irmão, raiz superficial e fácil pra qualquer vento de doutrina, suas atitudes não são verdadeiras, sua maneira de viver não traz alegria para a casa de Deus, escandaliza a igreja de Cristo, e ainda quer que todos sejam como ele, e ainda se intitula filho de Deus, amado você precisa primeiro aprofundar-se na videira verdadeira, cresça primeiro para baixo depois para cima.

Devemos primeiro ser servo e depois sermos abençoados, tem pessoas que querem ser abençoados e depois servir, crentes sem raiz profunda não sobrevivem, pois não resistem as tentações, as perseguições e veem defeito em tudo.
Humilhai-vos diante da potente mão de Deus.
Que todos possam crescer como o cedro no Líbano.


Pr Luis Nascimento
Igreja Missionária Nova Jerusalém.
Capanema - Pará









quinta-feira, 25 de junho de 2015

MEU IRMÃO PECOU E AGORA?

Caros leitores, o que a Bíblia fala sobre esse assunto?
 
Adulterou e agora? há ainda esperança de salvação?
 
Vamos para o texto: Ef 4,32 - Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.
 
Desde do AT, Deus sempre buscou no homem a santidade ,a pureza, a sinceridade e a honestidade. Adão não nasceu de ato pecaminoso, nasceu puro (Rm 6.1) - que diremos pois? permaneceremos no pecado, para que a graça seja mais abundante?
 
Somos falhos, andamos por caminhos, que aos nossos olhos, parecem retos, falamos coisas que não deveríamos, pegamos pertences que não são nossos e até mentimos.
Então reconheço que peco todos os dias, e agora?
 
Existem pessoas que pecam tanto que já não conseguem diferençar o que é o pecado em sua vida, estão com a mente cauterizadas e a dor do pecado já não tem mais poder sobre os tais, tornam-se como que se estivessem anestesiados, nada disso o incomoda mais
 
Deixamos o pecado dominar nossa vida e não nos importamos mais com as consequências, passamos a conviver com o pecado e achamos que tudo esta bem. e ainda dizemos que somos os santos do Senhor! que senhor?
 
A bíblia fala de dois senhores, o Senhor do céus, o Deus de Abraão, Isaac e Jacó. e o deus das trevas o pai da mentira, o enganador, aquele que veio para: matar, roubar e destruir. então vamos as perguntas e analisemos o texto acima citado.
 
Reconheço que o pecado nos amarra, nos deixa desanimados, nos cansa, nos desmotiva, nos torna amargos, críticos, vazios etc...
Mas como agir quando um irmão peca?
O apostolo são Paulo escreve: antes, sedes uns para com os outros benignos.
Ser benigno segundo o dicionário é um adjetivo e quer dizer: índole boa, de bom caráter, benévolo, humano bondoso, cortes, prestativo no tratamento com os outros.
Meu irmão pecou e agora?
 
Há aqueles que ficam felizes com essa queda, talvez você não compartilhe com esse tipo de alegria, mas acredite; tem muita gente no meio da igreja se dizendo cristão e comemora a queda do irmão, "Não se alegre quando o seu inimigo cair, nem exulte o seu coração quando ele tropeçar, Provérbios 24:17" muitos ate tomam o lugar de Deus e condenam dando o veredicto final: este já está no inferno!
 
Há muitos juízes no meio cristão, mas esquecem que um dia também caíram e tiveram a oportunidade de se levantar com a ajuda do Senhor, cair é normal ao homem,  "Até quando todos vocês atacarão um homem, que está como um muro inclinado, como uma cerca prestes a cair? Salmos 62:3", "A verdade é que ninguém dá a mão ao homem arruinado, quando este, em sua aflição, grita por socorro. 30:24. não se lembram que passaram por momentos de abandono dos irmãos, esqueceu tudo até mesmo do bom samaritano, que o viu caído, e olhou e chorou, com amor lhe falou: vai ficar tudo bem, lhe pôs em seus braços, curou as feridas e das garras da morte o livrou, então porque não agir com o irmão que pecou da mesma forma? o texto segue dizendo: perdoando-vos uns aos outros. ora quer dizer que agora não preciso mais perdoar, já recebi minha benção, fui perdoado agora sou juiz, comigo é: pecou, morreu! Meu irmão! não somos Deus, somos filhos, somos humanos precisamos mudar nossa filosofia sobre como seguir a Cristo, se Ele próprio disse a mulher adultera: onde estão teus acusadores mulher? quem somos nos para julgar nosso irmão? Jo 8.1-11, aqueles juízes já vieram com o veredicto na mão, já não havia mais solução para aquela mulher adultera.
 
Eu fico a imaginar quantas mulheres foram apedrejadas por eles?
Hoje tem sido diferente na sua denominação? não há julgadores? não há juízes? não estão dando a sentença antes da defesa? parabéns! sua denominação é uma exceção.
Amados! somos falhos, e os piores acusadores são aqueles que estão com o pecado debaixo do tapete, achando que nunca vão ser descoberto.
 
Deixemos de hipocrisia! vamos ajudar nosso irmão que está ferido, estenda a mão para ele Tg 2.25-26. Tg 3.1; vv 13; Gl 6.8-9,10; Como é feliz o homem constante no temor do Senhor! Mas quem endurece o coração cairá na desgraça. Provérbios 28:14; Ele lhes respondeu: "Qual de vocês, se tiver uma ovelha e ela cair num buraco no sábado, não irá pegá-la e tirá-la de lá? Mateus 12:11.
Entendo, claro, que o adultério é um pecado abominável para Deus, e o que o pratica pode morrer e ir ao inferno para sempre, sou consciente disso.
 
Claro que sou contra esse tipo de atitude,  pois primo pelo bem estar da família, especialmente a cristã. Mas compreendo que uma pessoa nesta situação precisa de ajuda, tanto espiritual, como de uma mão amiga  que possa erguer esta pessoa e resgatar sua alta estima, não foi assim com a mulher adultera de Jo 8.1-11? Pense bem! hoje é ele amanha pode ser .......
ler Ef 1.17-18
 
Quero vos fazer lembrar que Jesus não nos tratou segundo nossos pecados, mas olhando sua misericórdia nos amou como Ele mesmo falou: eu amo o pecador. ler Ef 7.1.
 
Vendo isso, os fariseus perguntaram aos discípulos dele: "Por que o mestre de vocês come com publicanos e ‘pecadores’? "
Ouvindo isso, Jesus disse: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Vão aprender o que significa isto: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores".
Mateus 9:11-13.
 
Amados leitores, a missão da igreja nesta terra é: resgatar as almas perdidas deste mundo, portanto não condene seu irmão ou qualquer outra pessoa, pois da forma como julgamos seremos julgados.
 
Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura, o que crer será salvo. O que ganha alma sábio é. Estenda sua mão abençoada para um pobre pecador que deseja ser resgatado do lamaçal de pecado!
Mt 10.42 - e qualquer que tiver dado só que seja um copo de agua fria a destes ....
 
Ame, ajude, abençoe, desenvolva o papel do samaritano.
 
Que Deus em sua infinita misericórdia te abençoe no seu amor para sempre. Amem!
Paz seja contigo.
 
Pr Luis Nascimento